quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Brasil passa a exigir quarentena para não vacinados que desembarquem por via aérea 

Viajantes que entrarem no Brasil por via aérea, precisarão apresentar teste negativo para a Covid-19 e comprovante de vacinação. Quem não estiver imunizado terá que fazer quarentena de cinco dias na cidade de destino. A medida é do Governo Federal e passa a valer neste sábado (11), para brasileiros e estrangeiros.

Deve ser apresentado, antes do embarque, o comprovante de vacinação com vacinas aprovadas pela Anvisa, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pelas autoridades do país em que o viajante foi vacinado. A aplicação da última dose ou da dose única tem que ter ocorrido, no mínimo, 14 dias antes da data do embarque.

Será exigido ainda, o comprovante de resultado negativo de teste de antígeno (feito até 24h antes do embarque) ou PCR (feito até 72h antes do embarque), além do comprovante do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) até, no máximo, 24h antes do embarque. A comprovação da vacinação será dispensado a viajantes considerados não elegíveis para vacinação, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Se o viajante não tiver o comprovante de vacinação – ou se tiver recebido a segunda dose ou a dose única menos de 14 dias antes do embarque – ele poderá entrar no território brasileiro, desde que faça quarentena de cinco dias na cidade do seu destino. Ao final desse período, deverá fazer um teste de antígeno ou PCR. Se o resultado for negativo ou não detectável, a pessoa fica liberada da quarentena.