terça-feira, 21 de junho de 2022

Enilton Rodrigues, esteve presente no lançamento do  pré-candidato a deputado estadual Cabeça do Quilombo em Cajari



Enilton Rodrigues, presidente estadual do PSOL e pré-candidato a governador, esteve presente no lançamento da pré- candidatura a deputado estadual do líder  quilombola Edinaldo Padilha, o "Cabeça", no domingo, 19 de junho.

Também prestigiou este importante momento, Antônia Cariongo, dirigente nacional do PSOL e pré-candidata a senadora, os filiados e também pré -candidatos a deputado pelo partido a liderança popular Chico da Cohab, o bacharel em direito  Joaquim Viana, o geógrafo Arnaldo Rodrigues, o advogado Nonnato Masson, o engenheiro e professor do IFMA que foi candidato a governador pelo PSOL em 2018, Odivio Neto e muitas outras lideranças locais e regionais. O território quilombola onde estar localizado o quilombo Camaputiua, no município da baixada maranhense de Cajari, onde são composto por mais 25 quilombos, e Camaputiua foi o local que reuniu esses líderes para saudar a pré-candidatura de Cabeça.


"É um momento muito importante para a luta por mais direitos dos povos que historicamente teve seus direitos negados, a constituição cidadã de 1988 em seus artigos 68, 215 e 216 garante a regularização dos territórios quilombolas, o que temos hoje é uma política nacional que nega conscientimente esse direito" analisa Enilton Rodrigues.

Para a pré-candidata a senadora Antonia Cariongo, que também é quilombola, a luta destas lideranças por seus direitos, muitas vezes trazem a essas lideres ameaças a sua integridade física e isso é inaceitável.


Edinaldo Padilha "Cabeça" em sua fala lembrou que luta também em memória do grande líder Zumbi dos Palmares que foi o responsável por esta luta que até hoje se mantém. "Agora estou lutando também para defender meu próprio sangue, uma vez que já tive pessoa muito próxima que tombou em defesa de nossa causa e eu sou constantemente ameaçado, mas a luta continua" lembra "Cabeça" . Cabeça é autor do livro Resistência e Fé, que traz seu histórico de luta.

“O partido vai continuar prestigiando o lançamento das pré- candidaturas proporcional pelo estado e é uma  tarefa partidária apoiar as pautas das organizações populares e sindicais, isso será base para a  formulação do programa de governo do partido que estou com a tarefa honrosa de representar, como pré-candidato a governador”, conclui Enilton Rodrigues, que também é engenheiro florestal e especialista em gestão pública.