Troca de experiências sobre saneamento público entre gestores e técnicos dos Serviços Autônomos de Caxias e Passagem Franca
![]() |
“A gente se sente muito honrado e satisfeito de os SAAEs, aqui da região, considerarem a gente já uma referência, que é nossa visão, ser referência realmente na gestão pública na área do saneamento. Então, a gente está no caminho certo. E eles viram um pouco de tudo, como a gente faz a leitura no faturamento imediato; a parte de projeto; a automação que a gente está implantando nos poços, nas bombas; e o novo padrão do SAAE de poço, como é que a gente está fazendo a reforma e qual é esse padrão. Ficamos à disposição deles hoje, o dia inteiro, para que eles pudessem realmente ver tudo que eles querem fazer e que a gente possa contribuir para isso”, enfatizou o diretor-geral do Serviço Autônomo de Caxias, Evimar Barbosa.
Os visitantes conheceram também a estação de tratamento de água do bairro Volta Redonda, onde acompanharam o processo de automação de bombas e poços que está sendo desenvolvido pela equipe caxiense.
“Realmente aqui é um novo mundo onde a gente pretende se inspirar. Essa troca de experiência é sempre muito proveitosa, você vê em campo a realidade de outra empresa, para também crescer a sua. A nossa empresa é pequena, é uma cidade pequena. Nós temos cerca de 18 mil habitantes e 4 mil consumidores cadastrados. Mas é se inspirando nos grandes que a gente melhora o nosso serviço. Então, a gente colheu bastante informações, experiências, para melhorar os nossos processos e, assim, ajudar o consumidor final a receber um serviço melhor lá na ponta”, elogiou o diretor-geral do SAAE de Passagem Franca, Frank Pessoa.
O intercâmbio fortalece e constrói redes de colaboração entre as instituições públicas municipais do Maranhão, fomentando a inovação de processos e estimulando diferentes formas de pensar, planejar e executar políticas públicas de saneamento.