Brandão vai a Brasília e reúne com presidente nacional do MDB para filiação de seu grupo politico
Baleia Rossi esteve com Iracema Vale, Hildo Rocha, Marcus Brandão ,
e o governador Carlos Brandão
Na tarde desta terça-feira, 12, o governador Carlos Brandão (sem partido), a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), o deputado federal Hildo Rocha (MDB) e o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, se reuniram, em Brasília, com o presidente nacional emedebista, Baleia Rossi, para alinhavar acordos para as estratégias do MDB para as eleições de 2026.
Na pauta, a renovação da comissão provisória estadual sob o comando de Marcus Brandão até 2027. Essa é a estratégia do partido no Maranhão que garante ao MDB uma bancada de deputados estaduais e federais nas eleições.
A ideia é ter uma chapa com a maioria dos deputados estaduais e outra de federais que garanta cerca de cinco nomes na Câmara dos Deputados e, pelo menos, 10 na Assembleia Legislativa somente do MDB.
Devem se filiar ao MDB, nas próximas semanas, o governador Carlos Brandão e a presidente da Assembleia. Prefeitos, vice-prefeitos e deputados devem seguir caminho igua.
O convite de filiação de Iracema Vale no MDB já havia acontecido desde 2023 após Marcus Brandão assumir o comando da legenda no estado. Na época, ela confirmou o convite, mas não garantiu a sua filiação. Mas com a troca de comando do PSB (a sigla agora tem como presidente estadual a senadora Ana Paula Lobato), a presidente deve seguir para o MDB.
Nesta quarta-feira, 13, haverá uma reunião entre os deputados estaduais, prefeitos e vice-prefeitos além de Iracema Vale para tratar da desfiliação do PSB. Como há a previsão de anuência da direção nacional socialista para a saída dos parlamentares sem prejuízo com a lei de fidelidade partidária, eles devem definir somente a sigla que irão se filiar e o MDB é o partido que mais deve ser procurador.