quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Flávio Dino destaca trajetória no serviço público ao assumir presidência da 1ª Turma do STF   

Eleito para presidir a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Flávio Dino usou as redes sociais para marcar sua chegada ao posto, sublinhando a experiência acumulada em mais de três décadas no serviço público.

“Sou servidor público desde 1989, e sempre busco fazer o melhor possível, em cada função que exerço. Assim será na presidência da 1ª Turma do STF, para a qual fui eleito ontem. Muito obrigado aos colegas pela confiança e fraternidade. E homenageio o trabalho seguro e sereno do presidente Cristiano Zanin, que ora encerra o seu mandato”, escreveu Dino.

A eleição ocorreu nesta terça-feira (23) em sessão simbólica, respeitando o rodízio previsto no regimento interno da Corte. Dino substituirá o ministro Cristiano Zanin, cujo mandato se encerra em 1º de outubro, e permanecerá na presidência do colegiado por um ano.

A 1ª Turma do STF é responsável por julgar uma série de processos relevantes, incluindo recursos e ações ligadas à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.