quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Amanda Gentil se pronuncia após assumir comando do PP no Maranhão 

A deputada federal Amanda Gentil (PP-MA) anunciou nesta quarta-feira (8) que assumiu oficialmente a presidência do Progressistas no Maranhão, após decisão da Executiva Nacional do partido que afastou o ministro do Esporte, André Fufuca, do comando estadual da sigla. O movimento ocorre em meio às pressões da direção nacional para que Fufuca deixe o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme revelou o Blog do Gilberto Léda

Em nota publicada nas redes sociais, Amanda declarou assumir o posto “com responsabilidade” e “ciente do momento importante que o partido vive no estado”. A parlamentar destacou que recebe a decisão da Executiva Nacional com “respeito e compromisso”, reafirmando disposição em contribuir “para o fortalecimento da legenda com diálogo e sintonia com as instâncias partidárias”.

A nova presidente também fez questão de reconhecer o trabalho de André Fufuca à frente do Progressistas maranhense, elogiando sua trajetória e afirmando que o foco agora é “somar esforços para que o partido siga atuando de forma coesa, plural e alinhada às diretrizes nacionais, com autonomia e transparência”.

O afastamento de Fufuca foi determinado pela direção nacional do PP após o ministro sinalizar que permanecerá no governo Lula pelo menos até janeiro de 2026, contrariando a orientação do presidente da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), de que todos os quadros do partido deveriam deixar cargos na Esplanada. Com a mudança, Amanda Gentil, considerada uma das jovens promessas do Progressistas e aliada de Fufuca, passa a conduzir a legenda no Maranhão em um dos momentos mais delicados da relação do partido com o Palácio do Planalto.

Blog do Gilberto  Leda