Órgãos envolvidos planejam atuação nas prévias e no período do Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro
PROGRAMAÇÃO AVENIDA ALEXANDRE COSTA
Dia 14/02 – 20h – DJ Anderson Fernando; Albert Abrantes; Aryelle Rodrigues; Swing dos Crias; Oh Polêmico (Trio); Caramelo; e Tenda de Reggae.
Dia 15/02 – 20h – DJ Ivo Soares; Os Tropicais; Nicka Diferenciada; O Kanalha (Trio); Henry Dantas; e Tenda de Reggae.
Dia 16/02 – 20h – Encontro de Paredões; Swing dos Crias; Álvaro Neto (Trio); J. Skine; e Tenda do Reggae.
Dia 17/02 – 20h – Morena Forrozeira; PagoBlack; Robyssão (Trio); Mateus Fernandes; Júnior Masca; e Tenda do Reggae.
“Esta reunião é para que o público tenha uma festa segura. Nós estamos fazendo todo este alinhamento para garantir que os caxienses e visitantes sintam que Caxias está preparada para garantir toda tranquilidade. Teremos o Carnaval dos Idosos no dia 6, no dia 7 temos prévia de Carnaval com o cantor Henry Freitas, com concentração na Rodoviária, subindo até a Alexandre Costa. Vamos ter o encontro de blocos da Proteção Social e da Mulher, na Rua das Sombrinhas. E, de 14 a 17, o Carnaval é na Avenida Alexandre Costa, com atrações locais, regionais e nacionais. Teremos Carnaval na zona rural, no Engenho D’água, Brejinho e Nazaré do Bruno”, frisa Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
"Nós apresentamos o plano de policiamento, nós vamos colocar um policiamento considerável neste período, e no Carnaval estaremos reforçados. Foram traçadas estratégias de como vamos atuar, o local base, as interdições. O que a gente reforça é que o cidadão venha brincar o Carnaval. Não se justifica a pessoa ir para uma festa com garrafas de vidro, e os vendedores também não levarem garrafas de vidro, e vamos cumprir para termos um Carnaval tranquilo”, disse Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.
"Foi uma reunião importante que tratou sobre o circuito de Carnaval e toda a segurança que será empregada. Trata-se de um evento cultural, nós vamos ter um reforço na segurança para que não haja intercorrência nos locais que terão Carnaval em Caxias”, frisa Márcio Silva, comandante da Região Leste da Polícia Militar.
CANTA FOLIA, BAILE DAS CRIANÇAS E BALNEÁRIO VENEZA – No dia 14, antes da abertura oficial na Avenida Alexandre Costa, ocorre o tradicional Canta Folia, no Largo de São Benedito, na Praça Vespasiano Ramos, com shows da Banda Furiosa, Mix In Brasil e Banda Bandida. No domingo, dia 15, a programação inclui a Matinê das Crianças, a partir das 9h, no Largo de São Benedito, com DJ e Banda Dunitê, além da animação no Balneário Veneza, a partir das 13h.
CENTRO HISTÓRICO E DESFILES DE BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA – Encerrando a festa, na terça-feira de Carnaval, dia 17, a partir das 16h, acontece o Carnaval do Centro Histórico, na Praça Gonçalves Dias, e, às 18h, os Desfiles dos Blocos e Escolas de Samba, na Praça do Pantheon, também no Centro. O Carnaval também chega à zona rural, com programação nos povoados Brejinho e Nazaré do Bruno.
Todo o planejamento integrado entre a Secretaria de Cultura e as forças de segurança reforça o compromisso de realizar um Carnaval organizado, seguro e alegre, garantindo diversão e tranquilidade para todos os caxienses e visitantes.
“Todos os órgãos se reuniram para que todo o planejamento fosse feito e o Carnaval seja realizado da melhor maneira possível”, destaca Cel. Ruy Fernandes, secretário adjunto de Segurança Cidadã e Defesa Civil.
"Este momento desperta nos órgãos de segurança para que possam proporcionar aos foliões segurança e um Carnaval cheio de harmonia e paz. Nós cuidamos das vias públicas. A segurança viária é importante. Nós cuidamos do local da festa e adjacências. E quem vai realizar alguma festividade carnavalesca tem que comunicar ao órgão de trânsito”, frisa Tenente Sales, secretário adjunto de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.
"O município de Caxias tem preocupação com a segurança na cidade. A gente orienta que os foliões possam ir com suas bebidas em recipientes de garrafas PET, de plástico, para evitar serem recolhidas. Nós vamos fiscalizar e haverá revista. A gente orienta que as pessoas brinquem de forma segura”, destaca Willian Carvalho, comandante da Guarda Municipal.
"Os Bombeiros atuam antes, durante e depois das festividades. Nós precisamos fazer vistorias técnicas, vistoria nas instalações estruturais e na parte elétrica para verificar se há segurança. Vamos empregar duas viaturas operacionais e 30 bombeiros”, destaca Capitão Araújo, comandante do 5º BBM. (ASCOM/PMC)

