Caxias sedia audiência do Orçamento Participativo em momento de escuta da Região dos Timbiras
“Hoje a população está sendo ouvida, é um momento de debate, e estamos sabendo as prioridades. A gente sabe da importância que é escutar a população, porque ela está na base e sabe as principais necessidades”, ressalta Labibe Simão. secretária municipal do Trabalho.
“A população está sendo ouvida, e o estado tem esse papel, e cabe ao município atender da melhor maneira possível. O Governo do Estado tem feito a sua parte, e o município também. Eu acredito que, a partir do momento em que a gente passa a escutar a população, a gente passa a ter uma ação uma gestão mais preocupada, porque quem estar na ponta precisa ser ouvido”, frisa Arthur Quirino, secretário municipal de Governo.
O processo é coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, garantindo que as demandas apresentadas pela sociedade civil maranhense sejam integradas ao orçamento público estadual. Durante a audiência, lideranças comunitárias, representantes de entidades e moradores puderam apresentar propostas e apontar as principais necessidades de suas cidades.
“É o momento em que o Governo faz a escuta das pessoas, é um momento importante, as prioridades da população sejam escutadas e a população podem decidir os rumos dos recursos”, disse Valdênia Menegon, servidora pública.
É muito importante para Caxias, principalmente para as pessoas com deficiência. Eu trouxe como proposta a criação de uma oficina de Órtese e Prótese, porque vai servir para Caxias e região. É uma iniciativa muito boa porque dá voz para a população”, frisa Maria Raquel, Presidente do ADEFIC.
O Orçamento Participativo é uma iniciativa do Governo do Estado que destina parte dos recursos públicos para investimentos escolhidos diretamente pela população, promovendo mais participação popular, transparência e fortalecimento da cidadania. Desde sua criação, em 2023, o programa já possibilitou a realização de 110 obras em diversas regiões do Maranhão, com investimentos superiores a R$ 600 milhões.
Estamos em um momento importante, onde a população decide onde o Orçamento é decidido onde será aplicado em 2027. Parabéns ao povo da região de Timbiras, são 32 regionais, que agora não é mais política de governo é política de estado, temos uma Lei que determina que esta política seja implantada em todo o Estado”, disse Eudes Bezerra, secretário adjunto Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.
