segunda-feira, 22 de junho de 2026

 Roseana relata luta contra câncer e não descarta disputa pelo Senado

A ex-governadora do Maranhão e deputada federal licenciada Roseana Sarney (MDB) afirmou que segue confiante em sua recuperação do câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipos mais agressivos da doença, e não descarta um retorno mais ativo à política nas eleições de 2026. As declarações foram dadas em entrevista ao portal Metrópoles.

Em tratamento desde agosto de 2025, Roseana divide atualmente o tempo entre São Paulo, onde realiza sessões de quimioterapia, e o Maranhão. Segundo ela, o diagnóstico foi descoberto durante exames anuais de rotina. A ex-governadora relatou que, apesar da gravidade da doença, procurou enfrentar o momento com serenidade, fé e determinação.

“Você tem de ter calma primeiro, tem de ter resiliência e tem de acreditar que vai vencer. E mais do que isso, a fé tem de te mover nessas situações todas”, declarou. Roseana contou que inicialmente não imaginava que o quadro fosse tão avançado, mas que exames posteriores confirmaram a doença.

A parlamentar também lembrou que esta não é a primeira vez que enfrenta um câncer. Em 1998, ela recebeu outro diagnóstico da doença e precisou passar por quatro cirurgias. Durante a entrevista, afirmou que sempre buscou manter uma postura positiva diante das dificuldades e que a disposição para viver foi fundamental nos momentos mais delicados do tratamento.

Em tom descontraído, Roseana disse que encara a doença como um desafio a ser superado. “Eu sempre tive esse espírito. Nunca tive aquele espírito de ‘ah, coitadinha, está ruim’. Mesmo nas piores horas, eu sempre me agarrei na fé e nesse meu espírito positivo”, afirmou.

Com a recuperação em andamento e os efeitos do tratamento diminuindo, a ex-governadora revelou que já começa a considerar a possibilidade de retomar de forma mais intensa sua atuação política. O movimento ocorre em meio às especulações sobre uma eventual candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026, hipótese que vem sendo discutida nos bastidores da política maranhense.

Blog do Gilberto Leda 

domingo, 21 de junho de 2026

 Orleans Brandão discute plano para o agronegócio no SINRURAL de Imperatriz

Em reunião realizada na última sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.

O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.

O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.

Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.

“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.

A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.

“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.

O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.

 Datafolha mostra Lula à frente de Flávio no 1º e 2º turnos

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando a corrida eleitoral para as eleições de 2026. No cenário estimulado de primeiro turno, o petista aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 31%.

De acordo com o levantamento, Lula mantém uma vantagem de dez pontos percentuais sobre o principal adversário, mas ainda não alcança percentual suficiente para vencer a disputa em turno único.

O instituto também simulou três cenários de segundo turno envolvendo o atual presidente. No confronto mais equilibrado, Lula teria 47% das intenções de voto contra 43% de Flávio Bolsonaro, uma diferença de quatro pontos percentuais.

Nas demais projeções, o petista também aparece à frente. Contra o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula venceria por 47% a 41%. Já em uma eventual disputa contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente alcançaria 48%, enquanto o adversário somaria 39%.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

sábado, 20 de junho de 2026

 PREFEITA DE SÃO JOÃO DO SÓTER PERDE AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA O SITE CAXIAS ONLINE

A prefeita de São João do Sóter, Maria do Carmo Cavalcante Lacerda, sofreu uma derrota na Justiça após o Juizado Especial Cível e Criminal de Caxias julgar improcedente a ação movida contra o Site Caxias Online.

No processo, a prefeita alegava que uma publicação divulgada pela página teria causado danos à sua honra e imagem. No entanto, ao analisar o caso, o juiz Marcos Aurélio Veloso de Oliveira Silva concluiu que a matéria teve como base informações oficiais do Ministério Público do Maranhão e que não houve qualquer ofensa capaz de gerar indenização.

A gestora contou com a atuação de três advogados na ação: Deyavilas Francisco Dias Fraga, Enoque Pereira da Silva Neto e Quemuel Kelvy Altino da Silva. Mesmo assim, a Justiça entendeu que a publicação questionada não ultrapassou os limites da liberdade de imprensa e do direito à informação.

A decisão levanta uma reflexão importante: até quando políticos continuarão utilizando a Justiça para tentar silenciar jornalistas, comunicadores e páginas de notícias que divulgam fatos de interesse público?

A matéria que motivou o processo foi baseada em informações do Ministério Público sobre um procedimento que acompanhava a situação da reforma e das condições sanitárias do Hospital Municipal Clodomir Rocha. Ou seja, não se tratava de boato, invenção ou ataque pessoal, mas de um assunto de interesse da população.

Em uma democracia, a imprensa tem o papel de informar, fiscalizar e levar ao conhecimento da sociedade fatos relacionados à gestão pública. Quando uma reportagem baseada em documentos oficiais vira motivo para uma ação judicial, abre-se um debate sobre os limites entre o direito de questionar judicialmente e a liberdade de informar.

No fim das contas, a Justiça foi clara: não houve ofensa, não houve dano moral e não houve violação da imagem da prefeita.

A decisão reforça que informar a população sobre fatos públicos não pode ser confundido com perseguição ou ataque pessoal. Quem exerce cargo público está sujeito ao escrutínio da sociedade e ao debate público sobre sua gestão.

O processo foi encerrado com a rejeição dos pedidos apresentados pela prefeita, consolidando uma vitória da liberdade de imprensa e do direito da população de ter acesso à informação.

 Marcus Brandão fala de decepção com Fufuca e “pedido” para ele deixar base

Em entrevista ao comunicador Thyago Azevedo, do Tribuna 98, o empresário Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, que é um dos principais articuladores políticos do governo, falou sobre a saída do deputado federal André Fufuca do grupo governista.

Marcus contou que já estava tudo acertado, mesmo com a disputa interna dentro da Federação União Progressista, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União) iria abrir mão da disputa e ser candidato à reeleição para deputado federal e mesmo com Roseana Sarney liderando pesquisas para o Senado, iria também abdicar em nome do grupo e deixar a vaga para Fufuca. Porém, o ex-ministro do governo Lula alegou que havia um pedido para que ele saísse, mas não revelou de quem era esse pedido e porque ele precisaria atender.  “Foi uma grande decepção. Foi uma das maiores punhaladas pelas costas que nós recebemos”, afirmou.

Foram apresentadas a Fufuca todas as pesquisas que mostravam que ele teria grande chance de se eleger senador na chapa de Orlenas e que ele perderia todos os apoios que construiu ao longo desses quatro anos de pré-campanha. Segundo Marcus Brandão, dos 100 prefeitos que declaram apoio a Fufuca, 90 já ligaram pra ele afirmando que não irão acompanhar o ex-ministro.

Na avaliação de Marcus, Fufuca fez um movimento muito equivocado, já que a votação de Braide em São Luís não irá se transferir para o progressista na disputa pelo senado. “Ele deu o maior tiro no pé da vida dele”, complementou.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

No aniversário de São João do Sóter, Luiza Moura relembra conquistas e reafirma sua confiança no futuro

Hoje celebramos a história, a força e a identidade de São João do Sóter

Nascida das primeiras correntes migratórias que se estabeleceram às margens do rio no início do século XX, a cidade construiu sua trajetória sobre o trabalho, a coragem e a determinação de seu povo. Do antigo povoado São João dos Poleiros à emancipação política conquistada em 1994, São João do Sóter se tornou um município de grande importância para a região dos Cocais, preservando suas tradições, sua riqueza cultural e seu patrimônio histórico.

É também nesta terra que está localizada a sede do nosso Instituto, motivo de orgulho e compromisso permanente com o desenvolvimento social e humano da nossa gente.

Ao longo de sua história recente, o município viveu importantes transformações. Entre elas, destacam-se investimentos que mudaram a realidade da população, como a construção da MA-127, uma conquista histórica aguardada por décadas, além da implantação de poços artesianos, estradas vicinais, pontes, hospital, mercado público, creches e escolas, obras que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos soterenses.

Como ex-prefeita eleita e reeleita, Luiza Moura teve a honra de participar desse processo de construção coletiva, sempre guiada pelo amor à cidade, pelo respeito às pessoas e pelo compromisso de trabalhar por um futuro melhor para todos.

Em homenagem a esta data tão especial, Luiza Moura deixa uma mensagem ao povo sotense:

Meu coração sempre estará ligado a São João do Sóter. Tenho fé que os melhores dias ainda estão por vir, porque esta terra é abençoada pela força, pela coragem e pela esperança de seu povo. Que nunca nos falte união para continuar lutando para construirmos, juntos, uma cidade cada vez mais justa, desenvolvida e cheia de oportunidades para as próximas gerações. Para os verdadeiros filhos desta terra. Neste aniversário, celebramos não apenas o passado, mas também a capacidade de São João do Sóter de continuar crescendo sem perder suas raízes.

Parabéns, São João do Sóter! Que sua história siga sendo escrita com desenvolvimento, união e esperança".

Lahesio Bonfim sobre desistência de candidatura ao governo: 'Gesto em  prol do povo'

Blog do Gilberto Leda

Em entrevista concedida ao UQ Podcast nesta quarta-feira,18, o ex-pré-candidato a governador do Maranhão pelo Novo, Lahesio Bonfim, explicou as motivações que o levaram a desistir do projeto para focar na disputa por uma vaga no Senado Federal.

Durante a sabatina, Bonfim rechaçou a tese de que a mudança de rumo tenha sido fruto de barganha política ou pragmatismo partidário, classificando a decisão como um alinhamento com o “desejo das ruas”.

Nós não tomamos essa decisão como se fizesse um cálculo eleitoral. De forma alguma, não foi nesse sentido”, garantiu o político.

De acordo com Bonfim, a reconfiguração de sua rota eleitoral foi baseada na percepção direta que teve ao circular pelo estado. Ele enfatizou sua característica de ser um político sensível aos anseios populares, afirmando ter detectado uma forte e incomum demanda por renovação política entre os maranhenses.

Eu sinto que as ruas desejam uma mudança como poucas vezes neste estado. Existe uma vontade imensa de mudar”, sublinhou. Sem citar nomes, Bonfim destacou que a população rechaça a continuidade do atual modelo de poder: “As ruas querem uma mudança, as ruas não querem uma nova oligarquia neste estado, e eu senti isso”.

O pré-candidato argumentou que insistir na disputa majoritária ao governo poderia fragmentar as forças de oposição e atrapalhar o desejo de mudança da população. Para ele, o recuo estratégico e a opção por tentar uma vaga no Senado Federal funcionam como uma contribuição direta para a vitória do eleitorado local.

Esse convite de ser candidato a senador é uma escolha que o povo fez nas ruas. Não estou fazendo um gesto especulando uma vaga numa chapa. Eu fiz um gesto em prol do povo maranhense e, se eu estiver certo, também serei eleito senador deste estado”, concluiu.