quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Saiba um pouco sobre o câncer no intestino grosso.


A noticia da descoberta de câncer no ex-prefeito Humberto Coutinho pegou a todos de surpresa em Caxias e todo o Maranhão, aliados e opositores  manifestaram através de mensagens desejando o pronto restabelecimento da saúde do líder politico. Nas redes sociais, foram varias as manifestações de solidariedade e o desejo de melhoras ao ex-mandatário caxiense quê se encontra em São Paulo fazendo tratamento.

Vamos saber um pouco sobre o câncer do ex-prefeito Humberto Coutinho. 

Intestino grosso
A principal função do intestino grosso é extrair água e sais minerais dos alimentos previamente digeridos, após passarem pelo estomago e intestino delgado. O conteúdo fecal torna-se mais pastoso e sólido à medida que é conduzido ao longo do cólon, sendo finalmente armazenado no reto, antes da evacuação. 

Diagnostico, tratamento e fatores de risco 
O câncer do intestino grosso (câncer colorretal) é um dos tipos com maior incidência em todo o mundo, principalmente nas regiões mais desenvolvidas.

Somente à medida que o tumor progride é que os sintomas tornam-se mais frequentes. 

As queixas mais comuns são:

- alteração do ritmo intestinal
- dores abdominais
- presença de sangue nas fezes. 
- dor ao evacuar.

As recomendações atuais para o rastreamento do câncer colorretal incluem todas as pessoas acima dos 50 anos de idade, independente de apresentarem sintomas. No entanto, pacientes mais jovens, com histórico familiar de câncer, também devem ser avaliados. 

A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento do câncer colorretal. Consiste no estudo endoscópio do intestino grosso, ou seja, a introdução de uma câmera flexível pelo anus. O exame é realizado sob sedação e requer um bom preparo do intestino por meio do uso de laxantes específicos. Durante a colonoscopia é possível detectar e remover, na maioria das vezes, os pólipos intestinais.

Estadiamento 
Imediatamente após o diagnostico de câncer do cólon ou reto, o próximo passo é a realização de exames para estadiamento da doença que irão identificar a sua extensão. Nesse casos, estão incluídos os exames físicos, laboratoriais, radiografias, tomografias, exames de ressonância magnética e, algumas vezes, o PET-CT.

A sequência e a indicação correta desses exames dependem da localização do tumor(cólon ou reto) e da suspeita de metástases. Todo o tratamento é planejado a partir do estadiamento, portanto não é correto iniciar o tratamento antes da identificação do grau de estadiamento.