terça-feira, 5 de novembro de 2013

São José de Ribamar sai na frente.

A Maternidade Municipal de São José de Ribamar é a primeira do Maranhão a contar com uma Unidade Interligada de Emissão de Registro Civil de Nascimento. No total, serão instalados 34 equipamentos similares em todo o Estado que permitirão a emissão da certidão de forma on line

O novo serviço foi inaugurado nesta terça-feira (5) durante solenidade da qual participaram o prefeito Gil Cutrim (PMDB), o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (ele representou o governo estadual no evento), o corregedor geral de Justiça, desembargador Cleones Cunha; a secretária de Estado da Assistência Social e Diretos Humanos, Luiza de Fátima Amorim; vereadores; secretários municipais e líderes comunitários.
A implantação da Unidade na Maternidade Municipal é fruto de uma parceria do governo do Estado, Corregedora Geral de Justiça e Prefeitura ribamarense.
De acordo com Gil Cutrim, o novo serviço reflete o grau de preocupação do grupo político que assumiu a Prefeitura em 2005. “Quero parabenizar a população de São José de Ribamar por mais esta conquista, que vai beneficiar também mães  oriundas de outros municípios. No primeiro ano foram mais de 900 partos e hoje esse número já foi triplicado”, disse o prefeito.
Cutrim assegurou que a Prefeitura vai investir bastante para acabar com o sub-registro no município e que até então todas as crianças nascidas na Maternidade saíam com o registro emitido de forma tradicional, mas  partir de agora o documento será emitido de forma on line, o que facilitará o acesso a todos os serviços sociais.
Luis Fernando relembrou de como eram tratadas a mães em São José de Ribamar até 2004. “Eram apenas 14 leitos de uma ala do Hospital destinados as parturientes e, por essa razão, a grande maioria das mães iam ter seus filhos em São Luís. Isso me incomodava muito. Então eu e o atual prefeito Gil decidimos construir a primeira Maternidade Municipal, o que foi feito com recursos inteiramente do município. Hoje o Ministério da Saúde afirma que ela é uma das melhores do Brasil no atendimento de média complexidade”, garantiu o ex-prefeito.