terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ações de combate a dengue precisam ser intensificadas neste período chuvoso.

O mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue. 
Com a chegada  do período chuvoso, aumenta a preocupação da população com relação à proliferação de doenças contraídas  durante o inverno. A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, é temida pela maioria dos caxienses.

A Secretaria de Saúde do município deve intensificar ações no sentido de combater a dengue para evitar o aumento do numero de casos da doença.em Caxias, as estatísticas neste período do ano assusta bastante. 

A situação do município  retrata que o sinal de alerta precisa estar sempre ligado. Em qualquer levantamento feito fica evidenciado que Caxias oferece condições favoráveis a proliferação do Aedes Aegypti, A população tem que ter muito cuidado e atenção com este índice, pois o transmissor da dengue se reproduz em locais onde à água  fica parada, e as águas da chuva armazenadas nos criadouros devem contribuir para a reprodução do mosquito, pois observa-se que a população não tem o devido cuidado em eliminar esses tipos depósitos.  

A nebulização espacial, feita através do carro fumacê, é uma das mais importantes ações para combater o mosquito, mas em Caxias inexplicavelmente o veiculo foi tirado de circulação ou deve ter sido deslocado para outras localidades do município onde o índice de infestação é grande e precisa ser borrifado com maior intensidade.  
A atividade do carro fumacê  é complementada por visitas domiciliares feitas pelos agentes de endemias, que vistoriam tanques, caixas d’água e outros tipos de reservatórios que possam ter focos do mosquito, removem criadouros do Aedes Aegypti e fazem borrifamento no local, quando necessário. 
Com a chegada das chuvas, é muito importante  o trabalho de educação em saúde para levar à população informações sobre como evitar a dengue.
Medidas para evitar a proliferação do mosquito
- Mantenha caixas d’água e tanques limpos constantemente e bem tampados. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água.
- Não deixe a água da chuva acumular em lajes e varandas.
- Elimine os pratinhos sob os vasos de planta.
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beberem água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar.
- Não acumule pneus em casa.
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Acondicione bem o lixo e mantenha a lixeira bem fechada.
- Não descarte lixo em terrenos baldios.
Em algumas dessas medidas (acima), cabe a participação da Secretaria de Limpeza Publica, mantendo a regularidade na coleta do lixo, bastante questionada na atual administração, agindo dessa forma a pasta irá contribuir muito para combater e espantar o fantasma do mosquito da dengue neste período invernoso no município.