terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A palavra de cada vereador na sessão ordinária da Câmara Municipal

15 dos 19 vereadores da atual legislatura  participaram da sessão ordinária desta segunda-feira, 01, no plenário do auditório da Casa, que já se encontra adequado para receber os trabalhos legislativos, enquanto o principal estiver sendo reconstruido. Pelo lado situacionista faltaram os vereadores Neto do Sindicato, Durval Junior e Thais Coutinho, que está de atestado médico. A vereadora Taniery Cantalice foi a baixa da bancada oposicionista. 

Nenhum vereador usou a tribuna. Fizeram alguns relatos usando o pequeno expediente. A audiência publica com a CEMAR, requerimento do vereador Antonio Luis, predominou as falas e análises dos edis Catulé e Mario Assunção. Os oposicionistas Fábio Gentil, Benvinda e Luis Carlos Ximenes, escolheram temas diferentes para criticar o governo municipal. Os alertas ficaram por conta de Luis Lacerda e Jeronimo, O primeiro alertou o perigo que representa os semáforos de Caxias que funcionam de forma precária, já o segundo fez um alerta pedindo mais atenção das autoridades para os trabalhos desenvolvidos pelas entidades de classe do municipio. 

Veja o resumo da palavra de cada vereador na sessão e as considerações finais da presidente Ana Lucia. 

Antonio Luis justificou o pedido para a realização da audiência publica com os diretores da CEMAR dizendo: As constantes quedas de energia na zona rural, principalmente nos povoados do segundo distrito de Caxias, tem prejudicado e trazido sérios problemas aos moradores. Por isso senhora presidente, peço que a audiência publica com a diretoria da CEMAR seja realizada antes do recesso parlamentar.  

Luis Lacerda focou os semáforos: Já pedi ao secretário para sair detrás do birô e conferir in loco nas ruas o sério problema que representa para a população a precariedade no funcionamento dos semáforos de Caxias.

Fábio Gentil falou sobre a pavimentação das ruas da cidade: Os proprietários de carros e motos tem me procurado para reclamar da qualidade do asfalto que o prefeito tem mandado colocar nas ruas de nossa cidade, é de má qualidade. Um exemplo, o motoqueiro coloca a moto no tripé e ela cai, não sustenta porquê naquele local o asfalto cede, para não cair é preciso colocar um pedaço de madeira ou pedra, para o asfalto não ceder. 

Catulé reforçou o requerimento do pedido de audiência publica com a CEMAR: Mais um colega pede que melhore o sistema energético da zona rural, precisamente no segundo distrito. Que a audiência publica não seja com funcionário "mequetrefe" e sim com a diretoria de produção da Cemar, alguém com capacidade para resolver o problema da oscilação de energia que ocorre na zona rural do municipio.

Benvinda indagou os pares como vai ficar a situação da Maternidade Carmosina Coutinho após a explanação do secretário de Saúde na audiência publica realizada na sessão anterior: A audiência revelou que os casos das mortes de bebês na Maternidade precisam serem mais detalhados e melhores esclarecidos, pois os óbitos, os índices estão muito além do que a gente imaginava.

Mario Assunção teceu comentários a respeito da audiência publica: Vamos analisar a possibilidade de criarmos uma consultoria jurídica coletiva para as pessoas de pouco poder aquisitivo e que estão sendo prejudicadas pela oscilação de energia no municipio, tanto da sede como da zona rural. 

Jerônimo Ferreira fez um alerta sobre a falta de apoio para as entidades de classe de Caxias: São mais de 175 entidades responsáveis pelo controle social. São pessoas que fazem parte dos conselhos que fiscalizam os recursos públicos e atualmente essas entidades de classe estão sem apoio, condição e perdendo o reconhecimento, correndo o risco de perder também o certificado. Fica o alerta para as autoridades.   

Luis Carlos Ximenes cobrou melhorias na iluminação publica: Um animal solto na rua vitimou mais uma pessoa em nossa cidade. A falta de iluminação também contribuiu para provocar o acidente e a morte do rapaz no domingo. Não irei mais cobrar nada, pois não adianta. 

Fazendo suas considerações finais do que foi falado na sessão, a presidente Ana Lucia enfatizou que esteve na cidade de Timom para tratar do agendamento da audiência publica com diretores da CEMAR em Caxias. A chefe do Legislativo fez ainda o relato sobre duas mortes causadas por quedas de fios de alta tensão da empresa na zona rural do municipio."A solução sobre a data para a realização da audiência publica darei até quarta-feira, iremos fazer de tudo para limparmos a pauta e acredito que no dia 15, ultimo dia do ano marcado para a realização de sessão, receberemos os diretores da CEMAR". disse.

Quantos as cobranças feitas pelos vereadores Luis Carlos e Benvinda, a presidente disse ser papel do vereador, tanto faz ser situação ou oposição, é de cobrar e fiscalizar. Dirigindo a palavra para a edil oposicionista, Ana Lucia disse  que não foi audiência publica a explanação do secretário de Saúde, Vinicius Araújo, na sessão anterior, e o relatório final sobre as ocorrências na Maternidade Carmosina Coutinho, cabe aos edis que fazem parte da Comissão de Saúde da Casa.