terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Governadora Roseana Sarney adia renuncia e gera expectativa no meio político
blog do Jorge Vieira
A governadora Roseana Sarney resolveu, de última hora, adiar a sua renúncia, prevista para hoje, conforme anunciara no seu Facebook o secretário de Saúde Ricardo Murad. Informações palacianas dão conta de que a renúncia acontecerá no início da manhã desta quarta-feira (10). Hoje, Roseana cumpre uma extensa de inaugurações e vistorias de obras. O adiamento gera expectativa nos meios políticos.
 
Até o início da noite de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, estava certo que realizaria uma sessão histórica, na manhã de hoje, para receber a carta de renúncia de Roseana Sarney. O documento seria levado ao plenário pelo próprio presidente da Casa, que, após a leitura, assumiria interinamente o mandato de governador até o dia 31 de dezembro.
Segundo havia apurado o Jornal Pequeno, Arnaldo Melo irá até a casa da governadora buscar a carta de renúncia e levará ao plenário da Assembleia para que todos tomem conhecimento da decisão da governadora em abrir mão do restante do mandato. Em seguida transfere a presidência para o vice-presidente Max Barros e assume interinamente o comando do estado.
Max informou ontem que a Casa apenas cumpriria o que determina a lei em caso de vacância do cargo de governador. “Vamos cumprir apenas o rito regimental. A partir do momento que for lida a carta de renúncia, a Constituição manda assumir o presidente da Assembleia e é isso que iriamos fazer hoje”, observou Max Barros.
O presidente interino da Assembleia é quem dará posse a Flávio Dino, enquanto a Arnaldo Melo caberá a transferência da faixa governamental, no Palácio dos Leões. Após cumprir o protocolo, Arnaldo volta para a presidência da Assembleia Legislativa para cumprir o restante do mandato que expira diz 31 de janeiro de 2015.
Segundo apurou o Jornal Pequeno, a governadora que está encerrando seu quarto mandato deverá passar uns dias em São Luís, na casa do Calhau, e somente deverá embarcar para a Flórida (USA) dias antes do Natal. 
Roseana se despede do governo em meio uma rigorosa investigação da Polícia Federal sobre o escândalo de corrupção na Petrobras e com seu nome citado em delação premiada como beneficiária do esquema que sangrou os cofres da estatal do petróleo. (Jornal Pequeno)