sexta-feira, 27 de março de 2015

Em busca de atendimento médico, idosa é carregada em rede na cidade de  Bacabal 



No último domingo (22), uma idosa foi carregada em uma rede para conseguir atendimento médico no povoado Brejinho, zona rural do município de Bacabal, a 240 km de distância de São Luís. O trajeto foi de aproximadamente cinco quilômetros.
De acordo com a família da idosa, a ambulância o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não apareceu e, por isso, decidiram carrega-la em uma rede para conseguir atendimento médico. Segundo Franciane Sousa, nora da idosa, essa atitude foi tomada porque o Samu teria negado atendimento duas vezes. "Liguei no sábado pela manhã e liguei no domingo, mas eles disseram que a estrada era ruim, que estava chovendo e o funcionário me disse que tinham quatro ambulâncias lá, mas três estavam quebradas e uma de suporte na rua, atendendo a população", lamenta.

A idosa só foi atendida no dia seguinte e encaminhada para a capital maranhense, onde permanece internada em estado grave. Segundo a família, dona Alaíde luta contra um câncer há oito anos. Os moradores registraram o momento em que a ela era carregada.

A direção do Samu em Bacabal afirmou que no dia em que a idosa precisou de atendimento as ambulâncias estavam quebradas. "Nós tínhamos duas ambulâncias paradas, mas, esta semana, todos nossos problemas foram resolvidos", explica.

A secretária de Saúde de Bacabal, Márcia Regina, informou que as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) estão realizando os atendimentos na zona rural diariamente, mas que o acesso a algumas comunidades, por causa das chuvas, tem sido prejudicado. Márcia Regina disse, ainda, que vai entrar em contato com o secretário de Obras do município, Pedro Rocha, para ver o que pode ser feito para melhorar a situação das estradas.

do G1/MA