sexta-feira, 27 de março de 2015

Hipertensos no Brasil podem aumentar em 80%


Esse dado alarmante foi divulgado depois um estudo realizado em conjunto com a Universidade de Nova York, Instituto Karolinska (Suécia) e Escola de Economia de Londres. Até o de 2025, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, poderá aumentar 80%.

A triste estimativa faz com que as pessoas fiquem mais em alerta para evitar os graves problemas provocados pela alta da pressão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui 17 milhões de hipertensos. Entre os principais fatores de risco estão o sedentarismo, a obesidade, o consumo de álcool, alimentação inadequada e o cigarro.

A cada ano, 420 mil pessoas morrem no planeta em consequência de Acidente Vascular Cerebral – AVC. Os problemas cardiovasculares são responsáveis por 1.200.000 mortes por ano no Brasil e formam a primeira causa de óbito no país. Pelo menos 300 mil brasileiros são vítimas de infarto agudo do miocárdio. Tudo isso tem ligação direta com a hipertensão.

Mas, como conviver com a hipertensão? A resposta, aparentemente, é simples. Basta fazer o contrário do que acontece com os fatores de risco da doença. É preciso mudar hábitos alimentares e de vida. Essa é a parte difícil, a “mudança” repentina da rotina. A primeira recomendação é sempre ter o acompanhamento de um médico. Depois é hora de abandonar o sedentarismo. Passe, ao menos, a fazer caminhada de no mínimo 30 minutos diariamente, ou quatro vezes por semana. Para os especialistas, os melhores exercícios para hipertensos são caminhar, nadar e andar de bicicleta.

hiper1
O controle do peso é essencial. Procure um nutricionista e tenha refeições saudáveis, de acordo com as necessidades de seu organismo. Atividades de lazer também são essenciais para revigorar as energias. Então procure ler um livro ou participar de grupos sociais. Isso provoca relaxamento e, consequentemente, mantém sua pressão arterial equilibrada.

Se você fuma ou ingere bebida alcoólica, fica difícil conviver com a pressão alta se você não deixar de consumi-los.