quarta-feira, 15 de abril de 2015

MA é 3º em ranking geral de queda de vendas no pais, diz IBGE 

do G1/MA

Relatório divulgado nessa terça-feira (14) pelo IBGE sobre as vendas em todo país mostra que o Maranhão está entre os estados que apresentaram as maiores quedas no volume de compras em fevereiro deste ano, em comparação com igual período do ano passado, atrás de Goiás (10,6%), Mato Grosso (8,9%) e empatado com o Distrito Federal (8,7%).
A mudança de hábito pode estar entre as explicações para a queda de 10,4% nas vendas de combustíveis. Para gastar menos com combustível, o auxiliar administrativo Sérgio Luís Dutra anda de motocicleta durante a semana e de carro só aos sábados e domingos.
"E eu já tô sentindo o meu custo até mesmo na moto por causa do aumento nesse preço do combustível", contou.
O levantamento também revela que os consumidores estão pisando no freio do carrinho de compras dos supermercados. "A gente tem que enxugar, tem que tirar um pouco o supérfluo. O que a gente conseguia comprar com cem, duzentos reais, agora a gente não compra", afirma a educadora física Aline Lima.
De oito itens pesquisados, cinco registraram queda. A venda de eletrodomésticos caiu mais de 10%, tecidos, vestuário e calçados tiveram queda acima dos 7% e a venda de livros, jornais, revistas e produtos de papelaria caiu 5,3%.
Janeiro e fevereiro
O comparativo entre janeiro e fevereiro deste ano mostra que as vendas também diminuíram em 7 dos 10 produtos pesquisados. Materiais de construção civil, tecidos, vestuário e calçado caíram 1,3% e houve queda nas vendas de veículos e peças acima dos 5%.

Os artigos que tiveram impacto positivo na composição do resultado foram artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, que obtiveram aumento de 3%, além dos equipamentos de escritório e informática, com 8%.
"Enquanto empreendedor, enquanto empresário, nós não podemos desanimar. Temos que buscar estratégias para buscar o consumidor, para que ele venha e compre", diz a presidente da Associação Comercial do Maranhão Luzia Resende.