quinta-feira, 25 de junho de 2015

Câmara Municipal encerra atividades no primeiro semestre
Plenário da Câmara Municipal de Caxias - foto de arquivo
O primeiro semestre de trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Caxias encerrou-se nesta quarta-feira  (24), e de acordo com os vereadores presentes na sessão, com um balanço positivo das atividades.

A presidente Ana Lucia abriu os trabalhos informando aos edis que a sessão de encerramento do primeiro semestre seria para limpar a pauta, que nada ficasse pendente. Em seguida a chefe do Legislativo destacou a importância do papel de cada vereador para a sociedade, tanto da situação, quanto da oposição.

No pequeno expediente usaram a palavra e cada um desejou um feliz recesso aos colegas os seguintes vereadores: Thais Coutinho, Jerônimo Ferreira, Genival Moto Peças, Fátima da Baixinha  e Irmã Nelzir. Eles abordaram o recesso como um período de descanso das atividades na Câmara, mas que irão continuar trabalhando em suas respectivas comunidades e bases eleitorais. 

O vereador Luis Lacerda, fez uso do pequeno expediente e falou cobrando ações emergenciais da Secretaria de Limpeza Publica no bairro São Pedro, no local onde os católicos estão festejando o santo padroeiro daquela comunidade. De acordo com o edil, o mato e a sujeira enfeia as imediações da igreja. 

O vereador Durval Junior, considerado nos bastidores da Casa como o parlamentar "Camaleão", preparou um discurso, onde criticou mais uma vez a CPL da Prefeitura e fez a leitura no pequeno expediente. No conteúdo do texto o edil  "Camaleão" fez várias insinuações sem citar nome de ninguém daquele setor. Com o tempo extrapolado, foi alertado pela presidente da Casa que não havia mais tempo para continuar e ele teria que concluir a leitura do seu discurso elaborado. 

Após o pequeno expediente, a presidente Ana Lucia partiu para a Ordem do Dia, colocando os requerimentos e projetos de leis, já com os devidos pareceres das Comissões pertinentes, pendentes em votação. Aprovados pelo plenário, eles serão encaminhados para serem vetados ou sancionados pelo prefeito Léo Coutinho. 

No final dos trabalhos, em uma questão de ordem, o vereador Paulo Simão pediu que fosse enviada uma Moção de pesar pelo assassinato do irmão de uma funcionária da Casa. A presidente Ana Lucia lamentou a onda de violência que assola o municipio, pediu a todos do plenário e galeria que ficassem de pé e juntos rezaram pela paz e também pela memória do ente querido da família enlutada.

Nas suas considerações finais, Ana Lucia, agradeceu aos que fazem o dia a dia das sessões legislativas e desejou a todos um feliz recesso. A parlamentar não disse a data do mês de agosto em que os trabalhos serão retomados.