quinta-feira, 25 de junho de 2015

Concurso regional de quadrilhas juninas abre São João de Caxias 


Cores, brilho, animação e um grande público lotando as arquibancadas no Parque da Cidade marcaram a primeira noite do São João de Caxias, promovido pela Prefeitura Municipal. Dentre as novidades deste ano, a Princesa do Sertão sedia a etapa regional de concurso de quadrilhas.

O último dia do concurso da etapa regional acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 19h. Disputam 14 grupos de quadrilhas estilizadas de diversos municípios maranhenses: Caxias, Codó, Timbiras, Afonso Cunha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Santa Quitéria, Coroatá e Timon.

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura. As quadrilhas juninas são avaliadas por jurados ligados à cena cultural da região. Serão classificados cinco grupos que participarão da etapa estadual do concurso que acontece em Afonso Cunha, nos dias 3 e 4 de julho.

Para o presidente da Associação das Quadrilhas de Caxias, Francisco Nunes, “é uma satisfação o município sediar tão importante concurso, pois incentiva ainda mais a cultura maranhense, que é tão bem retratada nessa época de festas juninas”.

Os grupos selecionados, além de serem classificados para etapa estadual, serão premiados em dinheiro.

Mais

Segundo dados da Polícia Militar, cerca de duas mil pessoas prestigiaram a abertura do São João de Caxias. Entre as autoridades que participaram da primeira noite, o prefeito de Caxias, Leo Coutinho, fez questão de acompanhar o concurso de quadrilhas e saber de perto o que os visitantes e barraqueiros acharam do evento.

“Famílias, casais, jovens, pessoas até de outros municípios, um grande público logo no primeiro dia. Enquanto muitos municípios vizinhos estão fazendo festas pagas, o nosso São João é totalmente gratuito. Contamos com uma programação diversificada, contemplando a cultura local e regional, bem como as melhores atrações musicais do circuito junino do Nordeste. Investimos bastante em infraestrutura de palco, luz, som e segurança para proporcionar total comodidade aos grupos folclóricos, barraqueiros e visitantes”, frisou o prefeito Leo Coutinho.

Segurança total


Cerca de 120 seguranças particulares, mais Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Conselho Tutelar, fazem a segurança do São João de Caxias.

O circuito junino é todo cercado e conta com saídas de emergência. Na entrada, os visitantes são revistados um por um.

Opinião popular

Domingos Ribeiro, morador do bairro Volta Redonda, é um dos caxienses que fez questão de levar sua família para prestigiar a festa junina. “A Prefeitura foi muito feliz com essas arquibancadas, onde podemos assistir com tranquilidade a todas as apresentações, além de toda a segurança, que é o que mais esperamos quando viemos a um evento como esse. Uma festa bem organizada como essa dá gosto de trazer nossa família”.

A satisfação do São João de Caxias também é notória entre os barraqueiros. Como foi o caso da Dalva Moraes. Para ela, a organização e infraestrutura do evento beneficia positivamente as vendas. “Da forma como foi montado o circuito, deu acesso a todas as barracas para acompanhar as apresentações. E isso é o que os nossos clientes querem, degustar de nossos produtos, mas, ao mesmo tempo, de maneira mais cômoda possível, assistir a tudo”.

as informações são da ASCOM