sexta-feira, 19 de junho de 2015

Deputados prestigiam lançamento do Plano Agrícola e Pecuário do Maranhão 


Agencia Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), solicitou ao governador Flávio Dino (PDT), a homologação do Projeto de Lei nº 233/14, de autoria dos deputados César Pires (DEM) e Carlinhos Florêncio (PHS), aprovado por unanimidade pela Casa, na última quarta (16), que cria o Programa de Adequação Ambiental de Propriedade e Atividade Rural. O pedido foi feito na manhã desta quinta-feira (18), no Palácio dos Leões, durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário do Maranhão.

“Aproveito o lançamento desse plano tão importante para o nosso Estado maranhão para pedir ao governador e ao secretário de Agricultura, o decreto final do Projeto de Lei aprovado pelos deputados em prol dos produtores e agricultores, que visa regulamentar a dispensa ambiental de empreendimentos agropecuários, inserindo-os no sistema do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) da Secretaria de Meio Ambiente”, explicou Humberto Coutinho, que ainda elogiou a iniciativa do governo do estado, afirmando que o considera como parceiro do legislativo nos projetos a favor do Maranhão.

Os deputados estaduais Hemetério Weba (PV), Fábio Braga (PT do B), Rafael Leitoa (PDT), Vinicius Louro (PR) e Professor Marco Aurélio (PC do B) também prestigiaram o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) que tem como objetivo aumentar a produção de alimentos, para garantir o abastecimento do mercado estadual e ampliar mercados nacional e internacional para o agronegócio maranhense, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

Desenvolvido por meio da Secretaria de Agricultura e Agropecuária, o PAP é fruto de amplas discussões entre o governo estadual, federal e municipal e envolve todas as secretarias do setor produtivo (Agricultura, Pecuária, Agricultura Familiar, Pesca, Aquicultura e Indústria e Comércio).

Na apresentação do Plano, o governador Flávio Dino afirmou que entre tantos projetos apresentados, os que devem ser melhor aproveitados são os do setor agrícola. Por isso, disse que vai fazer o possível para reerguer o sistema de agricultura do Maranhão.

“É um fato inédito que conta com a integração de várias secretarias, sob a coordenação de agricultura e pecuária porque esse é o caminho fundamental para que tenhamos indicadores sociais melhores. Nós precisamos aumentar a produção e o caminho que o Maranhão tem mais condição de crescer economicamente, é através do chamado setor primário: agricultura, pecuária, extrativismos e pesca”, acentuou.

Várias outras autoridades, entre prefeitos, vereadores, secretários e representantes de órgãos estaduais do setor produtivo também participaram do evento.