quarta-feira, 17 de junho de 2015

O cenário político em Matões... 

por Elias Lacerda

Com índices de aprovação que a coloca entre os gestores com melhor conforto entre a população, a prefeita Suely Pereira (na foto ladeada pelo deputado Rubens Junior e Ferdinando Coutinho) vai bem administrativamente, mesmo tendo sofrido recentemente uma Ação de Improbidade Administrativa movida pela Promotoria de Justiça daquela cidade, situação que nos tempos atuais se tornou muito comum e inevitável para qualquer gestor. 

Em recente visita ao municipio o governador Flávio Dino anunciou investimentos de RS 10 milhões para a construção de uma escola técnica, o Instituto Estadual da Educação – IEMA que inclui salas climatizadas, laboratórios, biblioteca, refeitório e ginásio poliesportivo coberto.

Flavio Dino também anunciou a ampliação do Programa Mais Asfalto que beneficiará a sede do municipio com 14 KM. Somados aos investimentos da própria prefeitura neste setor, é muito pouco provável que a cidade deixe sem cobertura asfáltica qualquer pedra de calçamento de ruas calçadas.

Mas se vai bem na parte administrativa, os figurões políticos que dominam a cena política da cidade numa aliança que os mantém no poder por sucessivos mandatos, podem encontrar dificuldades em manter-se unidos politicamente. Mesmo com um acordo previamente estabelecido entre as famílias Pereira e Coutinho, para eleger prefeito em 2016 o atual vice Ferdinando Coutinho, tem gente apostando que esse objetivo não será concretizado. 

Para alguns membros da oposição que conhecem muito bem o ex-deputado Rubens Pereira é ideia comum que esse acordo não vingará. Nos bastidores fala-se que o interesse do ex-deputado seria pelo nome do advogado Assis Filho, ex-procurador geral da prefeitura de Timon no governo Socorro Waquim. 

Afora esse ainda tem um outro nome: o do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Gilbertinho Tenório. Herdeiro político dos alagoanos, Gilbertinho, suavemente, tem manifestado seu interesse em ser candidato a prefeito. A senha, para ser o candidato do grupo político do ex-deputado estadual, Rubão, segundo analistas, foi a recente e farta distribuição de calendários com seu nome com vistas a 2016. 

Por outro lado, os Coutinho se previnem. Embora com alto índice de rejeição junto a população matoense, eles tem observado todas as movimentações com muita atenção. O irmão do vice-prefeito, Ferdinando, o deputado estadual Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa, vem se aproximando do deputado timonense Alexandre Almeida. Pretende com isso chegar próximo as oposições de Matões, onde Alexandre tem bom trânsito, o que pode garantir ao irmão Ferdinando apoio para 2016. 

Embora pareça para muitos que Matões é a cidade com menos nuvens políticas se movimentando, é lá onde pairam mais incertezas...