quarta-feira, 17 de junho de 2015

Prefeitura de Caxias faz entrega de kits de irrigação para famílias da zona rural 


A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Agricultura, entregou 40 kits “Kif Net” - Tecnologia de Irrigação Familiar por Gotejamento - e 20 caixas d’água para famílias de quinze povoados do municipio. 

A irrigação por gotejamento é um sistema inteligente e eficiente de irrigação que propicia um expressivo aumento de produtividade com economia de água, dispensa o uso de energia elétrica, se tornando um aparelho totalmente sustentável.

O agricultor Francisco Rodrigo do Carmo, residente no povoado Caxirimbu, ressalta a importância do equipamento para sua produção durante o ano todo. “Vai melhorar bastante. Antes, nossa produção era só no inverno, hoje, posso plantar meu maxixe, quiabo e cebola o ano todo. Tínhamos o mais importante que é a água, agora, temos os mecanismos para alavancar nossas hortaliças”.


A instalação é simples e pode ser feita pelo próprio agricultor para o cultivo de hortaliças, frutas e outros produtos. A passagem da água no gotejador é ampla e permite menos entupimentos e maior uniformidade na distribuição da água, tornando assim um equipamento de fácil manuseio e com economia de 50%  a 70% de água e de 20% a 40% e fertilizantes.

Para o secretário de Agricultura, Manoel Silveira, esses kits irão aumentar a renda das famílias beneficiadas. “Esse kit trará uma grande melhoria para os produtores, são 500m² de irrigação que irão aumentar a produção em todos os meses do ano. Estamos capacitando todos para que possam garantir uma maior segurança na instalação do equipamento”, disse.

Seguindo a lei

Pela legislação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassa anualmente aos estados e municípios recursos para compra de alimentos para as escolas da rede pública de acordo com o número de matrículas, levantado pelo Censo Escolar do ano anterior. A secretaria de Agricultura de Caxias compra os alimentos produzidos pelos agricultores de Caxias sem necessidade de licitação, respeitando rigorosamente a lei.



fonte: ASCOM