quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Deputados participam do lançamento da linha Expressa Metropolitana 

Agencia Assembleia

A Assembleia Legislativa marcou presença nesta quarta-feira (19) na entrega dos dez ônibus semi urbanos que irão compor a nova linha de ônibus da Grande Ilha, a Expressa Metropolitana. O presidente da Casa, Humberto Coutinho, foi um dos deputados que compareceram à solenidade de entrega, prestigiando a iniciativa que deve beneficiar boa parte da população da Região Metropolitana de São Luís.

A nova frota de ônibus foi apresentada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), acompanhado por deputados, vereadores e representantes das prefeituras de São Luís e São José de Ribamar. O projeto integra o conjunto de intervenções do Executivo Estadual para melhoria dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão, sob a coordenação da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).

Para o deputado estadual Júnior Verde (PRB), que também participou da solenidade, investimentos como esse beneficiam toda a população, que sofre diariamente com a precariedade do sistema de transporte público que atende à Região Metropolitana. “São Luís precisa de investimento não só na trafegabilidade, mas também na renovação da frota dos ônibus, oferecendo um serviço de qualidade para o usuário. É mais uma opção para servir a população ludovicense, com mais conforto e menor tempo de espera”, destacou o parlamentar.

O deputado Levi Pontes (SD) elogiou a iniciativa e parabenizou o Governo do Estado por estar priorizando em suas ações as necessidades daqueles que mais precisam. “É mais uma ação do nosso governador visando o bem estar da população. Com essa nova linha teremos um transporte público que vai trazer mais conforto, mais segurança e mais agilidade”, disse.

SOBRE A EXPRESSA METROPOLITANA
A linha Expressa Metropolitana possui dez ônibus semi urbanos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes. Para garantir agilidade, a rota dessa linha trabalhará com 20 pontos de parada fixos.

Segundo o presidente da MOB, Artur Cabral, com a utilização do sistema de paradas predeterminadas e do GPS, a Linha Expressa diminuirá o tempo de deslocamento entre os dois municípios – São Luís e São José de Ribamar – em até 30% em relação às linhas intermunicipais atuais.

Os ônibus terão monitoramento remoto por GPS, tecnologia que permitirá ao usuário saber em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada e atenderão 70 passageiros por viagem. A rota de São José de Ribamar ao Centro de São Luís está estimada em um tempo total de uma hora e meia, pelo valor fixo de R$ 2,80.