quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Exposição Encontro dos Anjos reúne obras de artistas maranhenses na Assembleia Legislativa  


Obras de 26 artistas plásticos maranhenses estão em exposição no hall de entrada da Assembleia Legislativa, como parte da quinta edição do projeto 'Encontro dos Anjos'. Promovida pelos artistas Fábio Vidotti e Beto Lima, o objetivo é reunir artistas já consagrados e novos talentos, valorizando a cultura local. As obras ficam em exposição até o fim deste mês.

Ao todo, 57 quadros estão em exposição. A abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), com a participação de alguns artistas que estão expondo seus trabalhos e apreciadores. Um desses apreciadores foi a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), dra. Cleide Coutinho, esteve durante a abertura da exposição para prestigiar os artistas participantes. “Arte é vida. É história. É conhecimento. Temos aqui artistas importantes, alguns consagrados e outros que estão começando e, por isso, estamos aqui para apreciar seus trabalhos”, assinalou.

Esta é a segunda vez que a Assembleia Legislativa abre as portas para a exposição. Segundo Fábio Vidotti, um dos idealizadores do evento, o desejo é que o Encontro dos Anjos passe a integrar permanentemente o calendário de eventos da ALEMA. “O Encontro dos Anjos pertence a todos que querem agregar à arte maranhense. Se você mora em um lugar tão rico em cultura e arte, quando você consegue unir essas pessoas você está fortalecendo esse movimento”, destacou o artista plástico.

NOVOS TALENTOS

De acordo com Beto Lima, consagrado artista plástico maranhense e também um dos idealizadores da exposição, muitos dos novos artistas que estão surgindo procuram, no início, se inspirar em seus mestres. Mas, com o tempo, vão adquirindo estilo e características próprias. É o caso da artista plástica Maria Clara Vidotti, filha de Fábio Vidotti, que está com algumas telas em exposição na Assembleia. Ela se espelhou no pai e, hoje, segue os passos do pai na arte.

O bancário e economista Joel Du Mara também faz parte dessa safra de novos talentos e vem se destacando no cenário das artes plásticas maranhenses. Ele, que é natural de Santa Inês, pinta e desenha desde pequeno, só este ano começou a levar a paixão pela arte profissionalmente. “Fico muito feliz em estar participando, ainda mais ao lado de grandes artistas maranhenses já consagrados. É a primeira vez que participo do Encontro dos Anjos, que é uma exposição cujo nome traz uma analogia muito interessante, pois nós artistas somos pecadores em culpa, assim como os anjos”, declarou.

ARTISTAS PARTICIPANTES

Fábio Vidotti; Airton Marinho; Joel Du Mara; Eduardo Sereno; Adiel Belo; Ciro Falcão; Sônia Muniz; Thiago Azevedo; Waldemar Barros; Weyder Joe; Fransoufer; Anderson Braga; Antônio Povoas; Beto Lima; Orlando D. Nogueira; Frank Silva; Silva Quadash; Leonildes Medeiros; Silvanni Ribeiro; Duda Povoas; Maria Clara Lemos Vidotti; Luzinei Araújo; Alfredo Araújo; Luís Moraes; Emílio Josino; Ameliane Cunha.