quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Prefeitura de Caxias realiza ações do "Agosto Dourado" para incentivar o aleitamento materno


A campanha nacional “Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Saúde, Maternidade Carmosina Coutinho e a Coordenação de Atenção Básica, realiza neste mês diversas ações educativas de conscientização sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê.

É a primeira vez que a campanha acontece em Caxias. A iniciativa se baseia na recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde de que os bebês recebam exclusivamente leite da mãe durante os primeiros seis meses de vida.

Fazendo parte da programação, nesta semana as ações são intensificadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídas nas zonas urbana e rural do município. Palestras, rodas de conversa, visitas domiciliares às puérperas, aos menores de dois anos e orientações estão entre as atividades realizadas.


De acordo com a enfermeira Leila Bezerra, da UBS do Cangalheiro, “o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, no qual estão contidos todos os nutrientes necessários para o completo e correto desenvolvimento da criança. Essas primeiras noções são repassadas às gestantes na Atenção Básica, no Pré-Natal, e é por isso que todos os Postos de Saúde estão abraçando a campanha”.


Dia “D”

O Dia “D” do “Agosto Dourado” será na sexta-feira (14), com uma grande caminhada pelo centro da cidade até a Prefeitura. A concentração ocorrerá a partir das 8h da manhã, na Praça da Matriz. Todas as equipes de saúde, enfermeiros, médicos, dentistas, agentes de saúde e a população em geral estão convidadas para participar da mobilização.

Laço dourado

A cor dourada usada no “Agosto Dourado” simboliza a amamentação como um padrão ouro na alimentação infantil.