quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Empresa tira duvidas de consumidores sobre pagamento da taxa de iluminação publica 


A empresa Citéluz, que presta serviços para a Prefeitura de Caxias, vem realizando diariamente a manutenção de luminárias em diversos bairros e povoados do município.

É comum encontrar consumidores que imaginam que o consumo das luminárias instaladas no sistema de Iluminação Pública (IP) não é pago pela Prefeitura ou é fornecido gratuitamente pela concessionária.

Estes ainda desconhecem que pontos de iluminação instalados sem o conhecimento da Prefeitura e não informados à concessionária geram multa sobre o valor de consumo correspondente a um ano.

Abaixo, seguem algumas respostas para consumidores que ainda não entendem como funciona o sistema de contribuição da IP.

Iluminação Pública

O que é?
Aquela que é direta e regularmente ligada à rede de distribuição de energia elétrica da concessionária e que serve exclusivamente à via pública ou qualquer logradouro público de livre acesso permanente.

O que diz a Constituição Federal?
Art. 149: Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III (incluído pela Emenda Constitucional nº 39, de 2002).

Parágrafo Único: É facultada a cobrança da contribuição a que se refere o caput, na fatura de consumo de energia elétrica (incluído pela Emenda constitucional nº 39, de 2002).

Quem paga?
A contribuição incidirá sobre as unidades imobiliárias autônomas localizadas em ambos os lados das vias públicas, mesmo que as luminárias estejam instaladas em apenas um dos lados; em todo o perímetro das praças públicas, independente da distribuição das luminárias; em qualquer área do Município servida pelo sistema de distribuição de energia elétrica.

Serve para quê?

1. Pagamento do consumo de energia do Parque de Iluminação Pública do Município;

2. Manutenção de todos os pontos de iluminação pública;

3. Modernização e melhoramento do nível tecnológico do Parque, com redução do consumo energético e a execução de projetos de iluminação, promovendo o desenvolvimento turístico da cidade e dando maior segurança ao trânsito de pedestres e veículos;

4. Garantia de ampliação de novos pontos de iluminação.

as informações são da ASCOM