domingo, 6 de dezembro de 2015

"Não vamos aceitar que a Constituição seja rasgada," diz Flávio Dino 


Em coletiva neste domingo (06), o governador do Maranhão, Flávio Dino, o ex-ministro Ciro Gomes e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciaram o início do movimento nacional em defesa da Constituição e da estabilidade democrática no Brasil: “Golpe nunca mais”, na defesa das regras democráticas estabelecidas na Constituição de 1988.

Juntos, os três convocaram as lideranças políticas e sociais do país para impedir a tentativa de golpe institucional. “Classificamos claramente como golpe a tentativa de impeachment da presidente da República porque não há base constitucional para que isso aconteça”, disse o governador. Segundo ele, é preciso respeitar as regras democráticas para que o Brasil supere os problemas sociais decorrentes da crise econômica.

O movimento faz alusão ao movimento “Brasil Nunca Mais”, que denunciou os crimes da Ditadura instalada após o Golpe de 1964. Os três relembraram ao país que foi através de manobras na Constituição que foi possível a instauração da ditadura militar.

O ex-ministro Ciro Gomes alertou todo o país para que, neste momento, tenham clareza que a defesa dos interesses do Brasil é primordial, acima das diferenças políticas. Ele defendeu dois caminhos para a militância: um em defesa da Democracia e da Constituição, e o segundo pela retomada de projetos sociais e de reconciliação das forças políticas com os valores por que foram eleitos.

Ciro e Lupi afirmaram que percorrerão o país fazendo o debate que foi lançado no Maranhão, esclarecendo a população sobre as consequências caso o Congresso Nacional dê prosseguimento ao que classificaram como “golpe”.

Diálogo

Para solucionar a crise institucional que se agrava com a abertura do processo de impeachment, Flávio Dino defendeu a diálogo entre todas as forças políticas e a sociedade. Para ele, o Brasil e a Constituição estão em primeiro lugar. “Não vamos aceitar que a Constituição do nosso país seja rasgada. Por isso, não vamos aceitar que os radicalismos da política violem as regras duramente conquistadas pelo povo brasileiro,” disse o governador do Maranhão.

Pela internet, é possível acompanhar o posicionamento de lideranças políticas que fazem a defesa da Constituição. O movimento possui página na internet: www.facebook.com/golpenuncamais.br