quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Mais de 33 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de educação de Caxias 


Mais de 33 mil alunos da rede municipal de educação retornaram às salas de aulas na segunda-feira (03). O momento foi de reencontro para alguns e de chegada de colegas de turma novos. O momento também foi para se mostrar ainda mais comprometido com a futura profissão.

“Eu quero fazer fisioterapia porque, além de ajudar pessoas com dificuldade, era um sonho da minha mãe, e eu quero realizar o sonho dela”, afirma Micaele de Araújo, aluna do 9º ano.
As matrículas seguem até o dia 21 de fevereiro. Professores e gestores focam no aprendizado dos alunos e na busca por melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“Hoje é nosso primeiro dia, eles se apresentam pra mim e eu me apresento a eles. É um momento em que a gente questiona qual a afinidade que eles têm com a disciplina, pra ir sondando o que eles pensam sobre o que vamos trabalhar este ano. Em um segundo momento, a gente faz aquilo que chamamos de ‘contrato de convivência’. Esse contrato de convivência é aquele em que a gente diz como espera que eles se comportem e como vamos nos comportar com eles”, afirma Daniele Melo, professora.
“O objetivo maior é este, que o aluno entenda, aprenda, e com isto vamos alcançar a nota que o IDEB nos pede. Tudo que fazemos a gente sempre espera um objetivo lá na frente, e nosso horizonte é fazer com que os nossos alunos consigam assimilar o máximo possível aquilo que é ensinado em sala de aula”, explica José Macêdo, gestor da Escola Antônio Edson.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Educação, chamou mais de 120 concursados neste início de ano, concedeu abono aos professores e reajustou em 13% o salário do magistério, reconhecimento que representa valorização a todos que fazem a educação em Caxias.
“Nem todos foram matriculados ainda, mas as nossas escolas têm matrículas abertas até o dia 21 de fevereiro, porque sabemos que tem muita criança que muda de escola, pai que muda de endereço, então estamos de portas abertas e estamos matriculando. Mas iniciamos as aulas com as crianças já matriculadas, professores, gestores e pessoal administrativo. O mais importante da educação são os nossos alunos e o trabalho que fazemos com eles durante os dias letivos. O prefeito Fábio Gentil deu aumento, em vez de 12.84%, deu 13%. Estamos aqui valorizando cada vez mais professores e, por isso, foi pago o abono e chamados os concursados, e mostramos que mesmo com as dificuldades é possível sim trabalhar e acertar o passo”, explica Ana Célia Damasceno, secretária de Educação. (As informações são da Prefeitura de Caxias).