segunda-feira, 29 de março de 2021

Flavio Dino anuncia parque, praça, restaurante popular e expansão de prédio da UEMA em Caxias 

Governador Flávio Dino assina ordem de serviço para obras em Caxias (Foto: Karlos Geromy)

Implantação de um Parque Estadual, uma Praça da Família, um Restaurante Popular e a expansão do prédio de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) integram pacote de ações do Governo do Estado, beneficiando a cidade de Caxias. As obras infraestruturais foram anunciadas pelo governador Flávio Dino, em solenidade no Palácio dos Leões, na manhã desta segunda-feira (29). 

“Um governo existe para servir e a simplicidade é o indício do bom governo”, citou o governador Flávio Dino, em referência ao momento de comemorações da Páscoa. “Para que haja esperança é preciso que haja comunhão e partilha. Enalteço o esforço coletivo que tornou possível este momento. Algo que é extraordinário, conseguir investir na saúde pública e olhar outras esferas de gestão, neste cenário delicado de pandemia. Além dos investimento assinados hoje, estamos em parceria com a prefeitura na promoção de obras na saúde, que ficarão como legado ao município”.

Na ocasião, o governador assinou as ordens de serviço para a execução de obras de construção de uma praça com playground, área de caminhada e outros itens, integrando o programa Praça da Família, e do Parque Estadual, que servirá como ponto de caminhada, convivência e preservação ambiental. Foi autorizada ainda a implantação de unidade do Restaurante Popular e lançado o edital de licitação para ampliação do prédio do Ciências da Saúde da UEMA.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, enfatizou que o governador Flávio Dino dá uma demonstração ao Maranhão e a todo o Brasil. “Mesmo diante de uma pandemia, o Governo do Estado permanece cuidando de todos os maranhenses e realizando ações em todas as áreas. Com essa atitude, o governador ajuda não só Caxias, mas todas as regiões vizinhas. Agradeço e enalteço ao governador, a implantação de 26 leitos de UTI e de retaguarda, que salvarão muitas vidas neste momento de pandemia. Agradeço em nome de toda nossa população”, disse.

A solenidade foi marcada pelo lançamento do edital de contratação da empresa especializada nos serviços de ampliação do prédio de Ciências da Saúde da UEMA. O investimento para os serviços é da ordem de R$ 9,5 milhões. O vice-reitor da UEMA, Walter Canales, representando o reitor da instituição, Gustavo Pereira, pontuou o momento especial para a universidade. 

“Representa o início da concretização de um sonho, que data de 2017, quando conversamos sobre a ampliação das vagas nos cursos de Medicina. O primeiro passo, demos com projetos para esta obra, agora lançada. Com este sonho concretizado, será possível ampliarmos as vagas. Só me resta agradecer ao senhor governador, no investimento acertado na educação do superior e na área de saúde do Maranhão”, destacou Walter Canales.

A ampliação do prédio do Centro de Ciências da Saúde da UEMA contará com laboratórios de habilidades médicas e morfofuncional, ambulatório, 14 salas de aulas, auditório para 120 pessoas e a instalação do Instituto Médico Lega (IML). Com a obra, a instituição vai passar de 35 para 100 o número de vagas, no ano, em Medicina. 

Governador Flávio Dino, secretários, prefeito de Caxias, Fábio Gentil, a deputada Cleide Coutinho, o deputado Adelmo Soares e o vice-reitor da UEMA, Walter Canales (Foto: Karlos Geromy)

“O prédio da universidade teve o plano paralisado por questões políticas e hoje, concretizado pelo governador Flávio Dino. As obras anunciadas hoje são de extrema importância para a cidade e vão atender diversas demandas da população”, enfatizou a deputada estadual Cleide Coutinho.

O Restaurante Popular terá grande alcance social, possibilitando alimentação nutritiva e de qualidade, a baixo custo para quem mais precisa. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). “É com muita felicidade, nós que somos da base de Caxias, ver o município, mais uma vez, sendo contemplada pelo governador Flávio Dino. É um momento histórico e importante aos caxienses”, destacou o deputado estadual Adelmo Soares. 

Participaram ainda da cerimônia, o vice-governador Carlos Brandão; os secretários de Estado de Governo (Segov), Diego Galdino, de Assuntos Políticos (Secap), Rubens Jr, de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, e do Turismo (Setur), Catulé Junior; além dos deputados Adelmo Soares e Dra. Cleide Coutinho. 

Secom