sábado, 3 de julho de 2021

Quadrilha desarticulada pela Policia Federal por vender diplomas falsos de mestrado e doutorado atuou no Maranhão

A quadrilha desarticulada pela Polícia Federal, acusada de falsificar e comercializar diplomas de pós-graduação, atuou em diversos estados, inclusive o Maranhão. Para reprimir a organização criminosa, a PF deflagrou, nessa sexta-feira (2), a Operação “Falsarius”, no estado do Tocantins.

Cerca de 10 policiais policiais federais deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Araguaína/TO, nos municípios de Araguaína/TO e Araguatins/TO.

Mestrado e doutorado

Os investigados, por meio de institutos de ensino, ofereciam cursos de mestrado e doutorado e, ao final, forneciam diplomas falsos em nome de Universidades localizadas no estado de São Paulo. Identificou-se que os suspeitos, se utilizando do mesmo modus operandi, atuaram em outros estados da federação, como Mato Grosso, Pará, Piauí e Maranhão. 

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público, cujas penas, somadas, ultrapassam 10 anos de reclusão.

Destaca-se que em razão da pandemia foi adotada logística especial de prevenção ao contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.