sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Alerta: Bandidos aplicam golpes em usuários do Instagram com roubo de contas no Maranhão 

Uma nova modalidade de golpe agora usa contas do Instagram para lesar pessoas, também no Maranhão. Além de pedir dinheiro aos contatos das vítimas, os suspeitos usam a conta roubada para ampliar o golpe por meio do envio de links com armadilhas para novas vítimas.
Antes, o golpe era praticado apenas pelo WhatsApp e agora tomou dimensão em aplicativos, como o Instagram.

Na Delegacia de Crimes Virtuais do Maranhão, há uma série de casos registrados, incluindo blogueiras maranhenses e figuras públicas que foram vítimas. Policiais investigam os casos e fazem uma série de alertas para que outras pessoas não caiam nos golpes.

Postagens dos usuários mostram que os hackers roubam as contas e senhas para forjarem vendas na função de stories.

A polícia do Maranhão orienta as vítimas a enviarem notificações às empresas, não clicarem em links suspeitos, ativarem a autenticação do aplicativo e registrarem boletim de ocorrência na delegacia.

O golpe é, geralmente, anúncio de venda de móveis e eletrodomésticos com preços bem abaixo do mercado. Ao mostrar interesse nos itens, o usuário tende a clicar no falso link e, então, tem as senhas roubadas e fica sem acesso à página.

Pedidos de dinheiro a conhecidos das vítimas também são comuns no golpe.

A polícia maranhense alerta que há uma rede de perfis falsos, aplicando golpes financeiros pelo país. Com mais de mil contas e 500 mil seguidores, os golpistas estão presentes no Twitter, Facebook, TikTok, Instagram e no Telegram.