sexta-feira, 10 de junho de 2022

Câmara de Vereadores de Caxias inaugura novo auditório e elevador nesta sexta-feira (10)

Após reforma e instalação de um elevador, o Auditório Dr. Marcello Thadeu de Assunção, da Câmara Municipal de Caxias, retorna a ser utilizado a partir desta sexta-feira (10).

Estreando o novo espaço, às 14h, acontecerá a aula inaugural do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, que será realizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, no âmbito do Programa Qualifica Energif, abrindo o programa de intercâmbio que o legislativo caxiense oferecerá à comunidade estudantil caxiense com o apoio de instituições de ensino instaladas no município.

O evento contará com a presença do presidente da CMC, vereador Teódulo Aragão, do diretor-geral do IFMA Campus Caxias, João da Paixão Soares, vereadores, autoridades e o público em geral.

O auditório, que esteve fechado há pelo menos duas legislaturas por falta de acessibilidade a todas as pessoas, estará à disposição dos 19 vereadores caxienses plenamente equipado, para que o utilizem em reuniões das comissões permanentes da casa, audiências públicas e palestras de interesse público, conforme determinação do presidente Teódulo Aragão.

Sessão legislativa de 08 de junho

O evento desta sexta-feira finaliza as atividades da CMC ao longo da semana, já que na última quarta-feira, 08, a sessão ordinária legislativa da casa apenas pautou matérias relacionadas ao expediente, proposições que são apresentadas para apreciação, análise e votação futura, e também as proposituras votadas e aprovadas na ordem do dia.

Expediente

O primeiro secretário da mesa diretora, vereador Professor Chiquinho (Republicanos), destacou no expediente da sessão sete (07) requerimentos, duas (02) indicações simples, uma (01) indicação de projeto de lei e um (01) projeto de lei, protocolados pelos seguintes vereadores:

Teódulo Damasceno de Aragão (PP) – Indicação de Projeto de Lei ao Poder Executivo, recomendando a criação do “Programa Permanente de Reforço Escolar aos Alunos Matriculados nas Unidades Municipais de Ensino da Cidade de Caxias/MA”;

Antônio José Ximenes (Republicanos) – Duas indicações ao Poder Executivo, sendo uma, solicitando providências imediatas para a implantação de um sistema de abastecimento de água simplificado na comunidade Pau Pombo, no 2º Distrito; e outra, reivindicando providências imediatas para a recuperação dos seguintes trechos de estradas vicinais ligadas à rodovia MA-034, no 2º Distrito: vicinais dos povoados São Miguel, Inhuma, Rodagem, São Martins e Caiçara.

Antônio Ramos Correia (Republicanos) – Dois requerimentos ao Poder Executivo. O primeiro, solicitando a reforma da estrutura física da UIM Prof. Arlindo Fernandes de Oliveira, e também a reforma também da estrutura física do CEI Maria Benedita Pereira Silva, inclusive com pintura do nome da escola no muro, ambas no Conjunto Residencial Eugênio Coutinho. E, no segundo, a reforma da estrutura física da UEM Antônio Machado, localizada no Povoado Bacaba, no 2º Distrito;

Charles James (Solidariedade) – Dois requerimentos ao Poder Executivo. O de nº 12/2022, reivindicando a reforma da UEM Rio Preto, localizada no Povoado Caxirimbu, no 1º Distrito. O de nº 13/2022, reivindicando a reforma e ampliação de uma sala de leitura na UEM Flora Alves de Andrade, também no Povoado Caxirimbu, no 1º Distrito;

Luís Lacerda (PCdoB) – Requerimento ao Poder Executivo, através das Secretaria de Infraestrutura e de Defesa Civil,  pleiteando a recuperação da Rua Monção, à altura da residência Nº 967, no Bairro Vila Alecrim, visando tranquilizar os moradores da área;

Torneirinho (PV) – Dois requerimentos ao Poder Executivo. Um deles, pedindo o calçamento da Rua São Lourenço, no Bairro João Viana. E, noutro, o recapeamento asfáltico e calçamento da Rua Natal, também no Bairro João Viana;

Professor Chiquinho (Republicanos) – Projeto de Lei Nº 017/2022, de 06 de junho de 2022, estabelecendo a criação, no dia 24 de agosto, do “Dia Municipal do Filósofo no Município de Caxias e dá outras providências”.

Ordem do dia

Colocadas também pela primeira secretaria da Mesa Diretora da CMC, quatro (04) proposições foram apreciadas, votadas e aprovadas, por unanimidade, na ordem do dia da sessão, pelos seguintes vereadores:

Antônio Ramos Correia Republicanos) – Aprovou dois requerimentos ao Poder Executivo, solicitando, no primeiro, a recuperação asfáltica, com operação tapa-buracos, das Ruas do Conjunto Residencial Vila Paraíso, e, no segundo, a recuperação da estrada vicinal do Povoado Centro da Lagoa, no 1º Distrito;

Charles James (Solidariedade) – Aprovou requerimento ao Poder Executivo, solicitando a capina e manutenção do meio fio da Avenida Francisco Castro, o recapeamento asfáltico da Travessa União, no entorno do Parque da Cidade, e na Rua Vespasiano Ramos; bem como a reforma da Escola Comunitária Tia Edna, que funciona dentro da Associação dos Moradores do Ponte, e a reforma da Praça São Judas Tadeu, todos os serviços para o Bairro Ponte.

Gentil Oliveira (PV) – Aprovou Indicação de Projeto de Lei ao Poder Executivo – “Dispõe sobre a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no Município de Caxias/MA e dá outras providências”.