quinta-feira, 22 de maio de 2025

Blitz Educativa sobre a Campanha Maio Amarelo é realizada por forças de segurança e trânsito 

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, 2º CIRETRAN de Caxias, Agentes de Trânsito e Guarda Municipal, realizou uma Blitz Educativa, com tema “Direção Certa – Papo de Bar”, como parte da campanha Maio Amarelo. A ação foi realizada nos principais estabelecimentos localizados na Avenida Senador Alexandre Costa.

A coordenadora de educação para o trânsito do 2º CIRETRAN Caxias, Nayany Teixeira, destacou o trabalho realizado na blitz. Vamos fazer algumas abordagens educativas, apenas para demonstrar o uso do etilômetro, e consequentemente, conversar a respeito das infrações cometidas quando se consome bebidas alcoólica e dirige, mostrar as consequências disso para as pessoas. A questão hoje é alertar sobre os riscos do consumo de álcool e a direção”, frisou.

Estaremos no auxílio, na prevenção e na contenção, juntamente as atividades que vão ser realizadas durante a blitz, que vai ser a exemplificação da utilização do bafômetro, além de outras orientações”, frisou o aspirante a oficial do Corpo de Bombeiros, Lucas Silva.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. Durante a blitz, foram distribuídos materiais informativos e realizadas orientações sobre segurança no trânsito. Além disso, agentes realizaram demonstrações do funcionamento do etilômetro, explicando seu uso e a importância da fiscalização para a preservação de vidas no trânsito.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Maronilton Souza, destacou a ação conjunta.O Maio Amarelo é um movimento internacional que busca a redução das mortes no trânsito e nesse mês especificamente a gente procura sensibilizar a população e o tema deste ano é a redução da velocidade. Velocidade em tudo, nas vias, fora das vias, em casa, na vida, pois faz bem para a saúde física, para a saúde mental e isso é importante para termos um trânsito com responsabilidade e segurança”, explicou.

Em Caxias, a Gestão Municipal realiza durante todo o mês ações voltadas ao Maio Amarelo para a conscientização para a população. O agente, Rocha, Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, falou sobre as ações da pasta durante o mês de Maio. O Movimento Maio Amarelo se intensifica no mês, mas, durante todo o ano, temos essas campanhas. Esse mês nós estamos nessa intensificação, trazendo para a população uma conscientização de um trânsito mais seguro. Estamos nessas ações com blitz educativas, palestras e esses eventos de ações conjuntas com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito”, disse.