domingo, 22 de fevereiro de 2026

 Professor e rapper maranhense será candidato a presidente pelo PSTU

O Maranhão vai ter um candidato a presidente da República nas eleições de outubro: Hertz da Conceição Dias (PSTU). O partido, que ainda não definiu quem lançará como candidato a governador e às duas vagas no Senado, fechou questão em torno do professor e rapper Hertz Dias, que ganhou o apoio das lideranças de todos os estados onde o PSTU existe.

Aos 55 anos, Hertz Dias (foto acima) é licenciado em História e mestre em Educação, atuando como professor nas redes estadual e municipal de ensino. Militante do Movimento Negro, do qual é uma das principais vozes no Maranhão, ele desenvolve também uma ativa carreira como rapper, com obras fortemente politizadas, atuando ainda como um dos líderes do Movimento Hip Hop Quilombo Urbano do Maranhão.

Lançado pelo PSTU, Hertz Dias já disputou várias eleições, sendo a mais importante a de 2022, quando tentou chegar ao Palácio dos Leões. Naquele pleito, ele obteve 5.191 votos (0,15% da votação), mas se tornou conhecido pela dureza do seu discurso de esquerda radical, com o qual vem atacando, por exemplo, impiedosamente o agronegócio, que aponta como uma doença.

E será com esse discurso que Hertz Dias percorrerá o Brasil como candidato do PSTU ao Palácio do Planalto, disputando o voto dos brasileiros com o presidente Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). São Luís, 22 de Fevereiro de 2026.

Repórter Tempo