quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Funcionária do PAM desconhece Estatuto do Idoso.


Na semana em quê se comemora o Dia do Idoso (1º de outubro) Aos 92 anos, o senhor Vicente da Silva (foto) não tem muito o que comemorar, pois não teve respeitado por uma funcionária do PAM, o seu direito regido no estatuto do idoso no Brasil, quê isenta pessoas com mais de 65 anos de idade de enfrentar filas em bancos, hospitais e estabelecimentos comerciais.

Desde quarta-feira (02) acordando as 5h da manhã na tentativa de marcar uma consulta de vista, ainda não conseguiu marcar o exame. Hoje chegou por volta das 4h30 e ficou na fila, quando a funcionária da Secretaria de Saúde do município iniciou a marcação dos exames. Seu Vicente foi até a frente do balcão e disse por ser idoso tinha prioridade para ser atendido, sem precisar enfrentar fila, a servidora municipal respondeu: - Aqui não tem disso. Todos são iguais, ou o senhor chega cedo, ou então vem dormir na fila, do contrário, não vai conseguir marcar o exame que o senhor esta precisando.   

São constantes as reclamações dos usuários do SUS contra funcionários da Secretaria de Saúde encarregados de marcar consultas e exames. Pessoas despreparadas que não conhecem as leis estabelecidas no estatuto do Idoso. Mulheres gestantes também passam por humilhação nas filas para marcar um exame ou uma consulta no PAM ou nos Postos Médicos dos bairros. 

O prefeito e o secretário de Saúde sabe dos transtornos e desconforto. Acabar com as filas é possível, desde que a prefeitura faça o investimento necessário, e modernize a forma de atendimento ao publico, possibilitando marcar consultas diretamente do consultório médico. 

Alguém pelo menos sonha com este tipo de modernização na Saúde do município?