terça-feira, 8 de abril de 2014


Luis Fernando agiu corretamente ao abdicar de pré-candidatura

luis_fernandoPode haver sido drástica a decisão tomada pelo ex-pré-candidato a governador Luis Fernando  Silva (PMDB) de desistir da disputa deste ano. Mas foi acertada.
E a favor do peemedebista estão dados da história recente do grupo hoje comandado pela governadora Roseana Sarney (PMDB).
O que Luis Fernando percebeu foi que, se mantivesse a pré-candidatura, poderia acabar abandonado no meio da disputa. Como o foram  o ex-vice-governador Washington Oliveira na campanha para prefeito de São Luís em 2012, e o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), também candidato a prefeito, mas em 2008 – num ano que os governistas lançaram, ainda, outros três  candidatos.
Nesse dois casos, em 2012 e 2008, o PMDB deu o suporte partidário e a garantia de uma boa coligação. Isso é inegável. Mas foi só.
Não se via nessas campanhas empolgação dos principais líderes pelo sucesso das candidaturas. Era um apoio protocolar.
E, hoje, a euforia de caciques peemdebistas com a indicação do suplente de senador Lobão Filho (PMDB) como substituto para a eleição deste ano mostram que Luis Fernando, pelo menos com base na teoria e no histórico, agiu acertadamente.
Ele provavelmente não contaria com o apoio necessário para eleger-se governador.
blog do Gilberto Leda