quarta-feira, 4 de março de 2015

Barreira policial do povoado Baú será reativada 


Na última segunda-feira (02) o prefeito Leonardo Coutinho recebeu no povoado Baú a prefeita de Matões, Suely Pereira, o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Alves, e o comandante do 2º Batalhão de Caxias, tenente-coronel Ruy Fernandes, além de outras autoridades. O encontro teve como objetivo reativar o posto de policiamento da localidade, considerado ponto estratégico na região, que envolve interesses de vários municípios como Caxias, Matões, Timon, Buriti Bravo e Presidente Dutra.
 
A desativação injustificada do policiamento no Baú, pela gestão estadual passada, deixou a população das cidades da região completamente desprotegida e à mercê de ações criminosas que passaram a utilizar a BR-226 e MA-034 (que dá acesso a Caxias), como estradas livres para circulação de armas, drogas, cargas roubadas, foragidos da justiça e a perpetração de todas as espécies de crimes. Em um caso recente, homens fortemente armados tomaram de assalto uma camioneta, deixando a comunidade aterrorizada.

“O policiamento dessa região jamais poderia ter sido desativado. Isso compromete a segurança das pessoas e vejo a importância de mobilizarmos policiais para cá, fazendo barreiras e abordagens dia e noite, o que garantirá mais tranquilidade a todos”, disse o coronel Alves.

Para o prefeito Léo Coutinho a ação tem como objetivo dar mais segurança à população caxiense. “A reativação do posto de policiamento do Baú é uma aspiração antiga da nossa gestão, pois entendemos que essa entrada da cidade, sem fiscalização policial, sempre pôs em risco a vida de todos nós caxienses e habitantes de outros municípios. Fomos buscar essa parceria com o Governo do Estado exatamente para estabelecer um rígido controle nesse acesso da cidade, o que trará mais segurança à nossa população”, ressaltou o gestor municipal.

Mais parcerias

Na ocasião, o prefeito também solicitou ao comandante-geral o estabelecimento de novas parcerias envolvendo o sistema de segurança do município, o que ficou de ser detalhado em visita que fará ao coronel Alves, na capital do Estado, quando apresentará também ao secretário estadual de Segurança Pública, todas as demandas de Caxias, juntamente com o secretário de Segurança Pública do município capitão Silvínio Rocha. 

as informações são da ASCOM