quinta-feira, 30 de julho de 2015

Por causa do ataque de piranhas, balneário de José de Freitas-PI é interditado para banhistas 


As piranhas voltaram a morder os banhistas no balneário da Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, localizado a 68 quilômetros de Teresina. Por causa dos ataques diários aos turistas, o Ministério Público recomendou a interdição da barragem para banho às secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente e foi prontamente atendido.

Segundo o superintendente de Recursos Hídricos do IBAMA-PI, Romildo Mafra, a solução para o problema é o povoamento da barragem com novas espécies que sejam predadoras naturais das piranhas, como os peixes tucunaré e traíra. Outra solução é a pesca predatória da piranha no local. “Em 2010 passamos pelo mesmo problema na região e a solução adotada será a mesma da época. Povoaremos a barragem com 100 mil alevinos, peixes recém saídos dos ovos, para que eles cresçam e se reproduzam no local. Antes disso autorizaremos a pesca da piranha no local”, explicou.


A interdição do banho na barragem afeta diretamente os comerciantes do local e o turismo do município. A queda de visitantes trará grande prejuízo àqueles que vivem da recepção dos banhistas da região. Segundo um dono de restaurante nas proximidades da barragem a interdição poderá levá-lo a falência. “Eu vivo disso aqui, sem os turistas meu empreendimento não sobreviverá”, declarou.

Especialistas em meio ambiente explicam que a degradação ambiental pode comprometer o futuro da barragem. Eles relatam que as margens dos riachos que fornecem águas para o lago vêm sofrendo queimadas desordenadas e que as águas de sua bacia estão sendo captadas por propriedades privadas. Atualmente, existe uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de José de Freitas, com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a ONG + Vida e o Ministério Público que juntos têm feito todos os esforços para recuperar o local. A área original da Barragem do Bezerro é de 720 hectares, situada às margens do Riacho do Bezerro e da rodovia PI-115 e distante 2 km do centro da cidade de José de Freitas.

Portal AZ