terça-feira, 17 de novembro de 2015

Resenha da sessão desta segunda-feira (16) da Câmara Municipal de Caxias


Na sessão ordinária desta segunda-feira (16) no plenário da Câmara Municipal a presidente Ana Lucia Ximenes anunciou que na quarta-feira (18) haverá entrega do Titulo de Cidadão Caxiense para o vereador Manoel da Caçamba. Na oportunidade estarão também recebendo a mesma honraria (Titulo de Cidadão Caxiense), as vereadoras Taniery Cantalice e Benvinda Almeida.  

"Será uma sessão solene e especial. É uma prova de reconhecimento aos nossos companheiros pelos relevantes serviços prestados a nossa querida e amada Caxias", disse a presidente Ana Lucia Ximenes. 

A chefe do Legislativo municipal também convidou a todos que estavam presentes na sessão, vereadores e plateia, a participarem da inauguração do Posto de Recadastramento Biométrico do TRE-MA em Caxias. O ato inaugural acontecerá às 10h em um dos anexos do Centro de Cultura José Sarney.  

Reforma geral
A vereadora Fátima da Baixinha (PRB) apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira (16) solicitando ao Executivo municipal a ampliação e reforma geral da U.I.M. Santa Catarina de Labore, localizada no bairro Baixinha. No pequeno expediente da sessão a parlamentar justificou sua solicitação, informou que o prédio está deteriorado e o muro aos poucos começa a desabar. Portanto o prédio necessita de uma reforma geral.

Bar do Moita 
Ainda na sessão, a vereadora Fátima da Baixinha (PRB), criticou o abuso do som automotivo praticado no bar conhecido como o Bar do Moita. A crítica ocorreu durante sua fala no pequeno expediente. A parlamentar relatou a falta de respeito e cobrou ações do Poder Público, na pessoa do secretário do Meio Ambiente, Ivanilson Pereira, para coibir a Poluição Sonora naquela área. O Bar do Moita fica localizado no bairro Baixinha, bem ao lado da residência da vereadora Fátima. Toda as semanas, começando na quinta-feira e se prolongando até o final, os paredões de som infernizam a todos que residem naquele setor.

Utilidade Publica
De autoria da vereadora Thais Coutinho, a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que reconhece como de utilidade publica a Associação dos Amigos da Velha Guarda Caxiense. "Me sinto honrada em ser autora da proposta que torna a Associação dos Amigos da Velha Guarda Caxiense a prestar serviços de maneira desinteressada a sociedade. É de extrema importância que uma entidade ganhe tal reconhecimento", justificou a parlamentar nas redes sociais. 

Enriquecimento da cultura 
O vereador Antonio Luis parabenizou a colega Thais Coutinho pela iniciativa da autoria do Projeto de Lei que reconhece como de utilidade publica a Associação dos Amigos da Velha Guarda Caxiense. "A Velha Guarda muito enriquece a cultura do municipio. Com a qualificação poderão receber doações de empresas e órgãos públicos. Estão de parabéns todos, que como eu, o Wilton Lobo e o Nemias, fazem parte deste grupo de amigos", disse o edil falando no pequeno expediente. 

Grande expediente 
O concurso publico para o preenchimento de 1.501 vagas no cargo de professor da Secretaria Estadual de Educação e a realização da II Agritec em Caxias, foram os temas abordados na tribuna pelo vereador Mário Assunção. O parlamentar destacou ainda que serão convocados os cerca de 350 excedentes do concurso anterior. Sobre a Agritec, Mario Assunção destacou o sucesso do evento sob todos os aspectos, principalmente pelo econômico e bastante lucrativo para os produtores rurais participantes.