terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Empresa de Timon adota mindfulness para aumentar concentração dos funcionários 


O mindfulness é uma técnica de meditação que vem sendo adotada em grandes empresas nacionais para aumentar a capacidade de concentração e a produtividade dos colaboradores. Essa atividade está sendo praticada na Águas de Timon, por meio do Projeto Harmonizar, que visa promover um momento para os funcionários cuidarem de si.

Quem trabalha no piloto automático perde a consciência de suas decisões e a meditação traz a possibilidade olhar para dentro e treinar a concentração no momento presente. Além disso, o mindfulness também é um aliado no combate ao estresse e ansiedade, males que diminuem a produtividade e afeta as relações interpessoais.


De acordo com a analista de Recursos Humanos da Águas de Timon, Gline Lopes, a técnica ainda é uma forma de melhorar a inteligência emocional dos colaboradores. “Nós vivemos numa sociedade em que somos cobrados a todo o momento. A pressão por ser aceito, para bater metas e para lidar com o outro é muito forte e pode causar feridas internas. Por isso, é muito importante termos um momento para cuidar do nosso interior e o Projeto Harmonizar nos proporciona essa oportunidade, trazendo um bem-estar coletivo, com benefícios nos âmbitos pessoal e profissional”, completa. 

O colaborador da fiscalização, Paulo Roberto da Silva, não conhecia a técnica e aprovou os resultados. “Eu trabalho na Águas de Timon há quase quatro anos e essa foi a melhor palestra que já participei. Agora estou me sentindo bem melhor, parece que os problemas desapareceram e estou mais disposto para a rotina de trabalho”, declara. 


A ação foi ministrada pela facilitadora de mindfulness e fundadora do movimento Inspire Gratidão, Kalu Falcão. “Essa prática traz de volta a capacidade de se olhar, de perceber que somos um somatório das nossas vitórias, mas também dos nossos desafios, e que precisamos colher as nossas dores. Nessa manhã bem especial e eu confesso que os resultados superaram as minhas expectativas, porque vi que os profissionais permitiram conhecer seu coração e seus pensamentos”, finaliza