quinta-feira, 30 de junho de 2022

Uema abre inscrições para vestibular voltado para pessoas a partir de 60 anos 

Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias (foto internet) 

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu inscrições na terça-feira (28) para o Processo Seletivo Simplificado do programa ‘Uema 60+’, vestibular específico para pessoas a partir de 60 anos. As inscrições podem ser feitas pela internet até 8 de julho.

Estão sendo ofertadas 57 vagas em cursos de graduação presenciais nos campi de São Luís, Bacabal, Balsas e Caxias, para o segundo semestre deste ano. Segundo a UEMA, as vagas correspondem a 5% do quantitativo remanescente do PAES 2022.

Podem se inscrever pessoas a partir de 60 anos, desde que tenham concluído o Ensino Médio. A taxa de inscrição custa R$ 50 e podem solicitar isenção de pagamento, até 1° de julho, aqueles candidatos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).


A lista preliminar dos isentos será divulgada em 4 de julho. As provas acontecem em 24 de julho. Todas as demais informações sobre o seletivo podem ser acessadas pelo edital.

O programa UEMA 60+ foi pensado como uma política afirmativa para pessoas idosas no Ensino Superior e aprovado, em 2021, pelo Conselho Universitário (Consun) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Veja, abaixo, a lista de cursos ofertados para o processo seletivo:

Campus São Luís: Engenharia de Pesca, Geografia Bacharelado, Física Licenciatura e Filosofia Licenciatura;
Campus Caxias: Física Licenciatura, Química Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura e Ciências Naturais Licenciatura;
Campus Bacabal: Curso de Matemática Licenciatura.
Campus Balsas: Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas e Matemática.