terça-feira, 3 de junho de 2014

Cristo Redentor ganha nova iluminação e durante a Copa do Mundo ficará verde e amarelo 

O Cristo Redentor será iluminado em verde e amarelo na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, e em todos os jogos do Brasil no Mundial. Para a homenagem, serão utilizados 300 novos projetores de LED, que vão economizar energia e permitir a utilização de cores variadas na iluminação do monumento em outras ocasiões.
A iluminação especial é fruto de um acordo entre a Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, administradora do Cristo. De acordo com o presidente da Rioluz, Henrique Pinto, a empresa está negociando para que a iluminação especial com as cores do Brasil seja mantida durante todo o período da Copa, e não apenas quando houver jogos da seleção brasileira. "Como estamos torcendo para que o Brasil chegue até a final, esperamos que o Cristo também fique verde e amarelo no último jogo".
O gerenciamento das cores será feito pelo Centro de Controle da Prefeitura do Rio e pela Rioluz. O novo sistema incluiu também renovação do cabeamento e proteção atmosférica. Segundo Pinto, a iluminação com projetores de led representa uma economia de até 70% em relação a um sistema com lâmpadas comuns. Além disso, o sistema pode ser monitorado pela internet. "Podemos gerenciar isso de qualquer lugar do planeta".
A iluminação verde e amarela já foi instalada em outros pontos do Rio de Janeiro, entre eles o Monumento aos Pracinhas Mortos da Segunda Guerra Mundial, o Forte de Copacabana, na zona sul, seis passarelas do Aterro do Flamengo, além da Igreja Nossa Senhora da Penha, na zona norte, e da Catedral Metropolitana, no centro da cidade. Nesses locais, a iluminação especial vai funcionar durante toda a Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho.
Agência Brasil