terça-feira, 10 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher pauta pronunciamentos dos vereadores 

                                                                             arquivo
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo (8), inspirou pronunciamentos no pequeno e grande expediente durante a sessão ordinária desta segunda-feira (09). A busca de igualdade nas questões sociais e econômicas, maior participação política e o fortalecimento dos mecanismos de proteção foram as principais reivindicações femininas lembradas pelos vereadores e vereadoras que falaram sobre o dia 8 de março.

Fátima da Baixinha (PRB) falou no pequeno expediente e destacou a importância da participação das mulheres nas atividades econômicas, na política e também no Legislativo municipal. A atual legislatura é a mais feminina de toda a historia do parlamento caxiense. 

Os demais parlamentares que usaram o pequeno expediente parabenizaram as mulheres pelo 08 de março. Fábio Gentil, Durval Junior, Luis Lacerda, Neto do Sindicato, Mario Assunção e Benvinda, todos teceram elogios e enalteceram a participação da classe feminina em todas as esferas do nosso cotidiano.

Primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Caxias, a vereadora Ana Lucia Ximenes (PTdo B) pediu o apoio de todos os parlamentares que parabenizaram as mulheres e fez um observatório da violência contra a mulher, abordando um crime que aconteceu na zona rural do municipio. Na época a  parlamentar estava a frente da Secretaria Municipal da Mulher. Concluindo sua fala no pequeno expediente da sessão, Ana Lucia enfatizou que as mulheres gostam de flores, mas não querem apenas isso. “Queremos respeito. Queremos salário igual por trabalho igual e não queremos mais ser vítimas de violência.” Ela destacou ainda que a luta das mulheres por direitos iguais enfrenta ainda retrocessos no Congresso Nacional, por outro lado, a vereadora ressalvou que a história recente das mulheres tem conquistas importantes, que são motivo de orgulho.

No final da sessão as mulheres do plenário e também da galeria receberam flores pelo Dia Internacional da Mulher.