quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Secretário entusiasmado.

Dos 4 secretários municipais que participaram segunda-feira(05), da reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Caxias, o de Cultura, Leonardo Barata, era o mais entusiasmado, praticamente elencou todo o trabalho que fez nos primeiros 6 meses no comando da pasta e não poderia deixar, é claro, de exageradamente elogiar o xará Leonardo Coutinho. Baratinha disse que o 1º semestre do prefeito  Léo Coutinho foi para dar uma - nova cara - na administração e o 2º sera exclusivamente para inaugurar obras e reformas. Esqueceu de dizer onde sendo construído alguma delas em Caxias.

Os intelectuais de nossa cidade reclamam em rodas de conversas, que a cultura caxiense esta resumida ao Carnaval e Festejo Junino somente. A Procissão do Fogaréu foi importada do estado de Goiás, todos os católicos sabem disso, mas, o secretário na época da Semana Santa faz questão de apresentar o evento como uma atração cultural criada em Caxias. A festa religiosa nada tem a ver com nossas raízes culturais, essa é a verdade.

O que deve ser feito é valorizar mais os artistas da terra em tempos das festas tradicionais. Acontece ao contrário, pagam Bandas e Artistas nacionais em decadência com valores super-faturados. Na administração do ex-prefeito Humberto Coutinho, a Secretaria de Cultura foi alvo de denuncias, de desvio de recursos, devido a pagamentos  milionários nos períodos das festas juninas e nos shows de final de ano. 

O Festejo de São Benedito agora em agosto, é da alçada da Paróquia que tem o nome do santo, mas, a Secretaria de Cultura poderia resgatar nossa historia, incentivando a festa religiosa, que no passado foi um dos mais tradicionais festejos de Caxias. Criação nossa e portanto faz parte das raízes culturais caxienses.